Prefeito de Londres acusa Trump de racismo, sexismo e islamofobia

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, respondeu na quarta-feira (24) às críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso na Assembleia Geral da ONU. A troca de farpas entre os dois líderes já é histórica, marcada por declarações públicas polêmicas e críticas mútuas.

Em entrevista à emissora britânica Sky News, Khan afirmou que Trump demonstra ser racista, sexista, misógino e islamofóbico. “As pessoas devem se perguntar o que há com esse prefeito muçulmano que lidera uma cidade liberal, multicultural, progressista e bem-sucedida, e que faz com que eu pareça estar vivendo sem pagar aluguel na cabeça de Donald Trump. Acredito que ele está errado em muitos, muitos aspectos”, disse o prefeito.

Leia também: Torre de igreja de 700 anos é erguida em Londres para construção de prédio

Histórico de liderança de Sadiq Khan

Em 2016, Sadiq Khan fez história ao se tornar o primeiro muçulmano a governar uma grande capital ocidental. Desde então, ele tem consolidado sua popularidade e foi reeleito em 2024, alcançando três mandatos consecutivos, um feito inédito na história política de Londres.

Em sua gestão, Khan tem defendido políticas de integração multicultural e se posicionado contra medidas discriminatórias, reforçando a imagem de Londres como uma cidade progressista, liberal e economicamente próspera.

Ataques de Trump e a resposta de Khan

Os ataques mais recentes de Trump ocorreram em um discurso em que defendia políticas de imigração mais rígidas na Europa. O presidente norte-americano descreveu Khan como um “péssimoprefeito e criticou a possibilidade de aplicação de princípios da lei islâmica, a Sharia, em Londres.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

“Olho para Londres, onde você tem um prefeito terrível e tudo mudou tanto. Agora eles querem adotar a lei Sharia. Mas você está em um país diferente. Não pode fazer isso. Tanto a imigração quanto suas ideias suicidas serão a morte da Europa Ocidental se nada for feito imediatamente”, disse Trump.

Em resposta, Khan reiterou a força e a diversidade de Londres, afirmando que a capital britânica é um exemplo de progresso, multiculturalismo e sucesso econômico, ironizando a percepção de Trump sobre sua administração.

Troca de farpas contínua

Esta não é a primeira vez que o presidente americano ataca Sadiq Khan publicamente. Em julho, durante visita à Escócia, Trump declarou que o prefeito londrino “faz um trabalho terrível”. Mais recentemente, pouco antes de sua visita de Estado ao Reino Unido, Khan publicou um artigo no Guardian acusando Trump de “atiçar as chamas da política de extrema direita ao redor do mundo.

Embora Trump tenha se encontrado com o rei Charles III em Windsor e com o primeiro-ministro Keir Starmer em Chequers, ele evitou visitar Londres durante sua estadia. O clima de tensão entre os dois líderes evidencia a polarização política que se estende além das fronteiras dos seus países.


Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *