O presidente de Israel, Isaac Herzog, viajará nesta quinta-feira (4) ao Vaticano para se reunir com o Papa Leão XIV e o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin. Segundo comunicado da presidência israelense, a pauta do encontro inclui a guerra em Gaza, os esforços para a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas e o combate ao antissemitismo.
LEIA TAMBÉM: Lula reforça críticas à guerra em Gaza e a Trump em reunião ministerial: “Não seremos subalternos”
Herzog já havia agradecido ao pontífice em maio, durante a cerimônia de início de seu pontificado em Roma, pelo apelo em favor da libertação imediata dos reféns. Agora, o presidente israelense retorna ao Vaticano para aprofundar a discussão sobre a crise, além de tratar da proteção das comunidades cristãs no Oriente Médio e de outras questões políticas.
A visita ocorre em um momento de forte tensão entre a Santa Sé e Israel. Enquanto o Papa Francisco, predecessor de Leão XIV, chegou a pedir que a ofensiva israelense em Gaza fosse investigada como possível genocídio, gerando críticas de autoridades israelenses, o atual pontífice tem reforçado o apelo pelo respeito ao direito humanitário, condenando o deslocamento forçado de populações e o uso indiscriminado da força.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos.
Além das audiências, Herzog visitará a Biblioteca e o Arquivo do Vaticano e retornará a Israel ainda na quinta-feira à tarde.