Mãe de Carla Zambelli envia carta à primeira‑ministra italiana após prisão da deputada

A mãe da deputada federal Carla Zambelli (PL‑SP), Rita Zambelli, enviou uma carta à primeira‑ministra da Itália, Giorgia Meloni, logo após a prisão da parlamentar em Roma. Na mensagem, Rita afirma que a filha está sendo vítima de perseguição política no Brasil, condenada por um processo com parcialidade e interesses ideológicos.

LEIA TAMBÉM: Quais os próximos passos após prisão de Zambelli?

Embora a carta não contenha um pedido formal específico, ela descreve Carla como mulher, mãe de um adolescente de 17 anos e deputada eleita por quase um milhão de brasileiros, evocando a dimensão pessoal e emocional da situação. Rita pede que Meloni dê atenção ao caso com empatia, apelando a seu lado humano e maternal.

O texto destaca que Carla foi condenada pelo STF a dez anos de prisão em regime fechado e perda do mandato, por crimes considerados graves, como invasão de sistemas do CNJ e inserção de documentos falsos no sistema judicial. A sentença transitou em julgado em 7 de junho de 2025, após o que Carla deixou o Brasil e foi presa na Itália com base em mandado e inclusão na lista vermelha da Interpol.

Além disso, Carla pretende solicitar asilo político ao governo italiano. A defesa considera que seu caso tem motivações mais políticas do que técnicas, o que pode influenciar nas decisões judiciais locais. A chance de conceder asilo é vista por alguns como vinculada ao contexto político interno, já que Giorgia Meloni lidera um governo de centro-direita.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *