Lula volta do Uruguai e acumula 106 dias fora do Brasil no 3º mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou de viagem nesta quinta-feira (15) após passagem por Rússia, China e Uruguai. Este último destino ocorreu devido ao funeral do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Com isso, Lula acumula 106 dias fora do país em seu 3° mandado como presidente.

LEIA TAMBÉM: Exportação de carne de aves do Rio Grande do Sul são suspensas

Já foram 34 países visitados desde a retomada ao poder em 2023, tendo diversas reuniões com líderes mundiais como Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Emmanuel Macron (França), entre outros. Além das visitas de estado, o petista marcou presença em congressos da ONU (Organização das Nações Unidas), COP, G20, Mercosul, e outros eventos políticos que ocorrem ao redor do mundo.

Em sua viagem a Rússia, Lula teve conversas com Putin sobre um possível fim a guerra que ocorre entre Rússia e Ucrânia, e possíveis acordos comerciais. Também viu presencialmente o desfile que as forças armadas russas realizaram em 9 de maio devido a comemoração do 80° aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na China, houveram avanços em acordos sobre saúde, sustentabilidade, tecnologia, inovação, energia, e debates sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Foi a quarta visita do brasileiro ao país. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.

A visita ao Uruguai não estava nos planos do presidente, mas devido a morte de Pepe Mujica, que foi presidente do Uruguai e uma das principais figuras da esquerda na última década, Lula compareceu ao velório para prestar as devidas condolências a esposa e companheiros de Mujica.

Lula volta ao Brasil enquanto as investigações de fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) estão em andamento, e movimentando o cenário político do país.

Autor

  • Anita Maia

    Estudante de jornalismo na FAM, e apaixonada por esportes e politica. Sempre com vontade de criar e escrever, criei um jornal digital na época do colégio, para falar sobre os jogos de interclasse, o que fez com que a instituição investisse mais nos esportes, e virar um dos principais chamativos da escola. No PortaPonto 360 tenho a oportunidade de escrever e crescer como profissional.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *