Lula sanciona cota de 30% para mulheres em conselho de estatais

Nesta quarta-feira (23), o presidente Lula assinou o Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, o qual já havia sido aprovado previamente pelo Senado Federal no mês passado e aguardava o sancionamento pelo Presidente da República.

LEIA TAMBÉM: Alckmin negocia com EUA, Lula busca diálogo global, enquanto Eduardo Bolsonaro conspira contra o Brasil

O respectivo Projeto de Lei, que foi apresentado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), ainda precisa de regulamentação, e será implementado de forma gradual ao longo de três anos. Ele estabelece que os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas de membros titulares destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.

Palácio do Planalto, com a presença de Lula, de ministras, parlamentares, líderes empresariais e representantes da sociedade civil. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luís Ignácio comemorou mais esta conquista das mulheres:

As mulheres conquistam um degrau a mais na luta por participação, para exercer cargos importantes em governos e empresas públicas“, disse o presidente Lula.

Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, defendeu o avanço:

Em tese, parece que falta pouco, só que é muito diversa entre as estatais. Algumas tem mais do que 50%, outras tem bem menos do que 30%. Então, a média tá em 25%, mas a gente precisa avançar“, explicou a ministra.

Durante a cerimônia, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann,  ressaltou a constante luta do governo em prol das mulheres:

Historicamente, é o presidente que mais incentivou a participação feminina e a presença das mulheres em cargos de comando. É o que teve maior número de mulheres em seus ministérios, é o que mais indicou ministras para as áreas judiciais do país. É o que mais indicou mulheres para cuidar das estatais. A gente tem muito orgulho dessa trajetória. Mais do que discurso, é a prática que revela o compromisso que a gente tem

A entrada de vigor desta lei é apenas mais um avanço nas conquistas contra desigualdades de gêneros do governo Lula, que possui um ministério somente para isto, o Ministério das Mulheres, cuja ministra é Márcia Helena Carvalho Lopes.

Autor

  • Ricardo Lacava

    Veterinário graduado pela UNESP, mestrado pela UFSC e Doutorado pela UNESP/Harper Adams University (Sanduíche/Reino Unido). Graduação em letras pela UFSCAR em andamento. Servidor público federal do Ministério da Agricultura desde 2008. Menção honrosa no Prêmio Literário Cidade de Manaus 2024. Autor do romance “Infecundo Solo”, segundo lugar no Prêmio José de Alencar, Concurso Internacional de Literatura União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 2017. Vencedor do Prêmio Literário Uirapuru 2019 com o livro “Astúncio, o estúpido esclarecido” e do XIV Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015 com a obra “O Canto do Urutau”.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *