Pesquisa Datafolha indica alta convicção do eleitor sobre voto nas eleições presidenciais de 2022

Uma nova rodada de pesquisa do Datafolha indica que o eleitorado brasileiro segue firme quanto às escolhas feitas na eleição presidencial de 2022. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (9), aponta que a ampla maioria dos entrevistados mantém convicção sobre o voto dado naquele segundo turno, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL).

LEIA TAMBÉM: Centrão não vê candidatura de Flávio com bons olhos, e Tarcísio diz apoiar senador

Segundo o instituto, 91% dos eleitores afirmam não se arrepender da opção feita nas urnas. Apenas 8% consideram que poderiam ter escolhido outro candidato, enquanto 1% não soube responder. O recorte por intenção de voto revela um cenário semelhante entre os dois principais grupos: 91% dos que apoiaram Lula e 92% dos que votaram em Bolsonaro declaram certeza sobre sua decisão.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados reforçam uma estabilidade pouco comum em disputas tão polarizadas quanto a de 2022.

O Datafolha também avaliou a percepção dos brasileiros sobre a eleição presidencial de 2026. Para 77% dos entrevistados, o próximo pleito será “muito importante” para o futuro do país. Já 14% classificam a disputa como “um pouco importante”, e apenas 8% classificam a eleição do próximo ano como “nada importante”.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *