A Coreia do Norte lançou misseis de cruzeiro mar-terra de sua costa oeste nesta terça-feira (28), informou a mídia estatal norte-coreana, um dia antes do presidente dos Estados Unidos Donald Trump iniciar uma visita á Coreia do Sul.
Os mísseis foram lançados verticalmente e voaram por mais de duas horas, informou a agência de notícias KCNA nesta quarta-feira, 29, no horário local.
Leia mais: China faz apelo e Rússia protesta após Trump ordenar retomada de testes com armas nucleares
A agência informou que Pak Jong Chon, vice-presidente da Comissão Militar Central da Coreia do Norte, supervisionou o teste, e não Kim Jong Un, com quem Trump manifestou interesse em se encontrar durante sua visita à Coreia do Sul esta semana.
O último enconto entre Kim e Trump ocorreu em 2019 na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias. Embora não tenha havido nenhum anúncio oficial, as autoridades sul-coreanas restringiram as visitas turísticas à área.
Kim disse no mês passado que tem “boas lembranças” de Trump e está aberto a negociações se os Estados Unidos recuarem em sua exigência de que a Coreia do Norte desista de seu arsenal nuclear.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chang, pediu a ambos os líderes que “não deixassem a oportunidade escapar”.
A viagem de Trump marca o primeiro giro do presidente americano pela Ásia desde que retornou à Casa Branca em janeiro, e ocorre em meio a uma nova onda de tensões comerciais e discussões diplomáticas envolvendo China e Coreia do Norte.
Após compromissos no japão, Trump deve seguir para a Coreia do Sul, onde está previsto um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, à margem da cúpula da Apec.

Fonte: AP/ Mark Schiefelbein









