“Com anistia haverá paz para a economia”, diz Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a causar polêmica ao comentar o recente aumento das tarifas imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Em evento com empresários em São Paulo, Bolsonaro afirmou que, com uma “anistia” política, o país voltaria a ter estabilidade e confiança internacional.

LEIA TAMBÉM: Rússia atribui a Lula a proposta da moeda comum do BRICS

“Com anistia haverá paz para a economia”, disse Bolsonaro, relacionando diretamente o cenário jurídico de sua família com os impactos econômicos no Brasil.

A fala surge após o anúncio do presidente norte-americano Donald Trump de que aumentará em até 30% as tarifas sobre produtos de países como Brasil, Índia e México. Bolsonaro, que sempre manteve proximidade ideológica e pessoal com Trump, minimizou os impactos da medida, alegando que “só há tensão econômica porque o Brasil está sob domínio da esquerda”.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente dos EUA Donald Trump - Foto: Reprodução/Alan Santos/PR
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente dos EUA Donald Trump – Foto: Reprodução/Alan Santos/PR

A declaração repercutiu mal entre economistas e analistas políticos, que viram na fala uma tentativa de desviar o foco da questão comercial para interesses pessoais e políticos. A sugestão de que a economia melhoraria com a anistia aos envolvidos em investigações e processos judiciais foi considerada irresponsável por especialistas.

No Congresso, a oposição criticou duramente o ex-presidente. Deputados do PT, PSOL e PDT classificaram o discurso como “chantagem institucional” e uma “ameaça velada à democracia”. Já aliados de Bolsonaro nas redes reforçaram a tese de perseguição, sugerindo que os entraves econômicos são fruto de um “cerco jurídico-ideológico”.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *