Enem 2025: Inep aciona Polícia Federal para anular questões antecipadas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fossem anuladas, devido à possibilidade de uma possível antecipação de questões parecidas com as da prova.

Leia também: Daniel Vorcaro é preso em Guarulhos durante ação que investiga fraude bilionária no Banco Master

Confira abaixo a nota oficial do instituto:

1 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
2 – Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
3 – O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens, que podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos 

A decisão de anular as perguntas veio através da comissão responsável pela montagem das provas, levando em consideração as informações sobre a validade do exame.

Segundo o Inep, o Enem usa a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para averiguar os resultados, como citado anteriormente na nota: “A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.”

A Polícia Federal foi acionada para que houvesse a apuração da autoria da divulgação das questões e para responsabilizar os envolvidos por uma eventual quebra de confidencialidade pela divulgação de itens sigilosos.

O responsável

Cinco dias antes da aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática no Enem 2025, em uma transmissão ao vivo no YouTube, Edcley Teixeira, estudante de medicina e ‘consultor educacional’, exibiu questões muito parecidas com as que foram aplicadas no exame no último domingo (16). Cerca de cinco perguntas exibidas pelo jovem cearense são muito semelhantes com as que estavam presentes na prova.

Nas redes sociais, Edcley postou vídeos dizendo que previu questões seguindo “critérios permitidos por legislação, sem vazamento de informações”.

“O Enem inteiro é repetido. Eu descobri o padrão. Sabe quantas pessoas elaboram o Enem? 25 pessoas. Elas estão no Inep desde 2009. Sigam na rede social. Você vai conseguir saber no que elas estão pensando”, afirma Teixeira nos vídeos postados nas redes.

Edcley ainda afirmou ter participado do Prêmio Capes Talento Universitário, programa realizado pelo MEC, onde candidatos do Enem de outras edições são submetidos a uma prova de conhecimentos gerais.

Veja as questões anuladas

Questão 123 do caderno azul

Plantas e algas realizam fotossíntese oxigênio para síntese de matéria orgânica e, para isso, utilizam trifosfato de adenosina (ATP) e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato reduzido (NADPH). Já algumas bactérias fotossintetizantes não apresentam cloroplasto e clorofila, mas um pigmento denominado bacterioclorofila. Esses procariotos realizam a fotossíntese anoxigênica, um processo de síntese de matéria orgânica utilizando o gás carbônico (CO2), e o gás sulfídrico (H2S).
Na fotossíntese oxigênica, qual composto desempenha função análoga a do H2S?

A) ATP
B) NADPH
C) Oxigênio
D) Clorofila
E) Água

Questão 132, do caderno azul

O nível sonoro, em decibel (dB), é calculado pela expressão:
N=10 log 2
Uma conversa normal entre duas pessoas gera sons de níveis sonoros entre 50 e 60 dB, enquanto pessoas gritando podem gerar sons de níveis superiores a 100 dB. Supondo que, no centro de um estádio de futebol, foram realizadas medidas para avaliar o ruído médio de uma pessoa gritando a palavra “gol” em diferentes posições das arquibancadas. O valor médio obtido, considerando um grande número de medidas, foi de 100 dB. Com esse dado, estimou-se o ruído sonoro produzido por 10.000 pessoas, distribuídas aleatoriamente nas arquibancadas, enquanto gritavam, simultaneamente, a palavra “gol”.

O valor médio estimado para o ruído produzido por essas pessoas, na posição central desse estádio hipotético, foi de
A) 60dB
B) 104 dB
C) 140 dB
D) 400 dB
E) 800 dB

Autor

  • Vinícius Nazza

    Vinícius Nazza é estudante de Jornalismo, apresentador de telejornais e CEO do Portal Ponto360. Fã declarado de esportes, encontrou na comunicação sua verdadeira paixão: informar precisão e sensibilidade. Com espírito inquieto e sede de conhecimento, está sempre em busca de evolução, tanto pessoal quanto profissional. No comando do Ponto360, lidera uma equipe jovem e engajada, dedicada a transformar o jornalismo em uma experiência mais próxima do público.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *