Mais uma grata notícia para o cinema brasileiro: o longa-metragem Rosebush Pruning, do cineasta Karim Aïnouz, foi selecionado para a competição da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que ocorre este ano de 12 a 22 de fevereiro.
O Festival Internacional de Cinema de Berlim é um dos cinco eventos mais importantes e influentes de cinema no mundo. Possui como foco temas sociais e políticos. Os principais troféus da competição são o Urso de Ouro— que premia a melhor obra do ano — e os Ursos de Prata — entregue a várias categorias, como: melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteirista.
O Brasil já fez história nesse festival, recebendo o Urso de Ouro, em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles, e em 2008, com Tropa de Elite, do diretor José Padilha.
Nesta terça-feira (20), a organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou o longa-metragem Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, e as demais obras que irão integrar a mostra competitiva deste ano. A escolha vem reforçar a notoriedade e o prestígio de cineastas brasileiros no cenário internacional.
Rosebush Pruning estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim, concorrendo ao prêmio Urso de Ouro. No elenco do filme, constam nomes como: Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson.
O diretor Karim Aïnouz comemorou a indicação:
“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o ‘Praia do Futuro’, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção. É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”.
Na filmografia do diretor Karim Aïnouz constam alguns filmes, entre eles: A Vida Invisível (2019), Madame Satã (2002), Motel Destino (2024) e O Jogo da Rainha (2023).

Com Rosebush Pruning, Karim Aïnouz apresenta uma ousada sátira contemporânea sobre as contradições da família tradicional. O filme é ambientado em uma mansão na Catalunha e acompanha uma família estadunidense privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos.
Entre as questões abordadas no filme, constam: herança, fortuna, laços de sangue, demandas de um pai cego, amor e acolhimento entre as pessoas, abandono da família, segredos e mentiras, morte da mãe.
Na narrativa em questão, quatro irmãos, que são herdeiros de uma fortuna que os mantém isolados do mundo exterior, ignoram as demandas do pai cego até que a decisão do irmão mais velho de deixar a casa desencadeia uma espiral de revelações, mentiras e violência.
O roteiro foi escrito por Efthimis Filippo e a produção ficou a cargo da produtora The Apartment Pictures em parceria com a Match Factory Productions, Mubi, Kavac Film e Rai Cinema.
Acesse o nosso canal no TelegramAcesse o nosso canal no WhatsApp
Acesse o nosso canal no Youtube: ‘Rosebush Pruning’, longa-metragem do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, é selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim









