Os titulares do Palmeiras, Gustavo Gómez e Joaquin Piquerez, foram denunciados pela Procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e podem pegar gancho de até seis jogos dos dez restantes no Campeonato Brasileiro. A denúncia foi motivada por críticas à arbitragem no jogo entre Flamengo e Palmeiras, apitado por Wilton Pereira Sampaio.
LEIA TAMBÉM: Com show de Edwards, Timberwolves viram jogo contra Trail Blazers e vencem a primeira na temporada regular
O jogador uruguaio Joaquin Piquerez foi expulso após o apito final na partida do último domingo, dia 19/10, por supostamente ter proferido ofensas contra o árbitro. Segundo a súmula, Piquerez se aproximou “de maneira agressiva” e acusou a arbitragem de “roubar a gente”. O lateral ainda teve de ser contido pela polícia após receber o cartão vermelho, de acordo com o relato de Wilton Pereira Sampaio.
Trecho da súmula na íntegra:
“Após o término da partida, se dirigiu até a equipe de arbitragem que se encontrava próxima ao círculo central, de maneira agressiva e com o dedo em riste, proferindo as seguintes palavras: ‘Você está de sacanagem, veio aqui só pra roubar a gente.’ Após a apresentação do cartão vermelho, o mesmo teve que ser contido pelo policiamento.”
Joaquin Piquerez foi enquadrado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas à honra ou imagem de membros da arbitragem.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Já Gustavo Gómez foi acusado de conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, com base no artigo 258 do CBJD. O defensor paraguaio fez declarações criticando o árbitro Wilton Pereira após o término da partida, chamando-o de “um dos mais soberbos do futebol mundial” e insinuando que o juiz “tem algo contra o sucesso do Palmeiras”. A procuradoria considerou a declaração como ataque direto à integridade do árbitro, o que resultou na denúncia formal.
Auxiliar técnico João Martins também é denunciado
O auxiliar técnico de Abel Ferreira, João Martins, também foi acusado de conduta inadequada. Assim como Gómez, João acusou o árbitro de perseguir o Palmeiras. Segundo a súmula, o membro da comissão técnica alviverde disse:
“Sempre você nos prejudicando, você está de marcação com o Palmeiras.”
João ainda questionou a expulsão e afirmou que é seu “dever vir aqui reclamar”.
O jogo disputado no Maracanã ficou marcado por fortes reclamações à arbitragem e por acirrar a disputa pela taça do Campeonato Brasileiro. O Verdão manteve a liderança, mas agora está empatado em pontos com o Rubro-Negro.









