O cantor e compositor mineiro Gusttavo Lima, de 35 anos, declarou nesta quinta-feira (02) que poderá concorrer à presidência da República nas eleições de 2026. O cantor não tem filiação partidária até então, mas afirmou que vai começar a conversar com grupos políticos que compartilhem de suas ideias, afim de definir um direcionamento para sua possível candidatura.
nnnnA declaração foi dada em entrevista ao portal Metrópoles, onde Gusttavo Lima disse estar cansado “dessa história” de direita e esquerda, e que sua candidatura não estará vinculada a nenhuma ideologia específica. Apesar de ter apoiado publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, Gusttavo destacou que sua candidatura não estará alinhada com nenhum dos ideais do ex-presidente. Na época, o cantor, junto com outros artistas, se encontrou com o então presidente no Palácio da Alvorada. Gusttavo afirmou ainda que, mesmo com essa “parceria”, não obteve apoio ou ajuda do ex-presidente.
nnnn
+Acesse nosso canal do Whatsapp
+Acesse nosso canal do Telegram
O cantor explicou que deseja “fazer a roda girar”, pois, segundo ele, conhece muitas pessoas e empresas:
nnnnnnnnn“Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor. Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios. Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026…”
n
Investigações
nnnnNos últimos anos, Gusttavo Lima esteve envolvido em investigações relacionadas a contratos milionários de shows com prefeituras. Alguns desses contratos levantaram suspeitas de possíveis desvios de dinheiro público. Mais recentemente, em setembro de 2024, o cantor foi indiciado por suposto envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro e com organizações criminosas ligadas a casas de apostas.
nnnnNo dia 23 de setembro, antes de seu indiciamento formal, a prisão do cantor foi decretada, porém a Procuradoria-Geral da Justiça do Estado de Pernambuco suspendeu e arquivou a decisão. Em outubro, o Ministério Público de Pernambuco declarou que não havia provas suficientes para sustentar qualquer acusação de envolvimento em operações financeiras ilegais.
n