O presidente norte-americano ainda disse que uma chapa formada por J.D. Vance e Marco Rubio seria “imparável”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta segunda-feira (27) a possibilidade de concorrer à vice-presidência nas eleições de 2028. Ele conversou com jornalistas no avião presidencial Força Aérea Um, em viagem a Tóquio, e respondeu perguntas sobre uma futura vice-presidência dos Estados Unidos.
Embora alguns dos aliados do atual presidente tenham sugerido que Trump poderia tentar o cargo de vice-presidente para viabilizar mais um mandato, ele rejeitou essa hipótese.
Leia mais: UE trabalha em plano para romper com dependência de terras raras chinesas
O que diz a lei?
O debate sobre uma futura candidatura à vice-presidência dos EUA surgiu depois de Trump ter feito menções públicas sobre a questão e distribuído bonés com a inscrição “Trump 2028” na Casa Branca.
Porém, a 22ª Emenda da Constituição dos EUA impede que uma pessoa seja eleita para a Presidência em três ocasiões.
Alguns apoiadores sugeriram que uma maneira de contornar essa proibição seria Trump se candidatar à vice-presidência, enquanto outro candidato se candidatava à Presidência e renunciava, permitindo que o republicano assumisse novamente a Presidência dos EUA. No entanto, adversários questionaram a legalidade desse tipo de estratégia.
O futuro a vir
Referindo-se à possibilidade de um terceiro mandato, Trump disse nesta segunda-feira (27):
“Eu adoraria. Tenho os melhores números da minha história”.
Quando questionado por um repórter se não estava descartando um terceiro mandato, o atual presidente respondeu: “Não estou descartando? Quer dizer, você terá que me dizer”.
O presidente também elogiou o atual vice-presidente, J.D. Vance, e o atual secretário de Estado, Marco Rubio, e sugeriu que os dois seriam uma boa chapa para concorrer à Presidência em 2028.
“Acho que se eles formassem um grupo, seria imparável. Eu realmente acredito. Acredito nisso”, afirmou Trump.









