O Papa Leão XIV enviou um telegrama ao Afeganistão nesta segunda-feira (1º) para lamentar as vítimas do terremoto de magnitude 6, que atingiu o país no domingo (31). O tremor deixou mais de 800 mortos e ao menos 2.800 feridos, sendo considerado um dos mais graves já registrados no território afegão.
LEIA TAMBÉM: Alckmin viaja ao México para ampliar parcerias comerciais
“Profundamente entristecido pela significativa perda de vidas, manifestando sincera solidariedade, em particular, àqueles que choram a perda de entes queridos e às equipes de emergência e autoridades civis, envolvidas nos esforços de resgate e recuperação.” – escreveu o pontífice.
Leão XIV também afirmou rezar fervorosamente pelas almas dos mortos, pelos feridos e pelos desaparecidos, “confiando ao Senhor todos os atingidos pelo desastre”. A mensagem foi assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
O terremoto, registrado às 23h47 no horário local, ocorreu a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar, a uma profundidade de apenas 8 km — considerada rasa por especialistas, o que aumenta o risco de destruição. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que quase meio milhão de pessoas sentiram tremores fortes a muito fortes, com potencial de causar danos severos a construções frágeis.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Autoridades temem que a tragédia agrave ainda mais a crise humanitária no Afeganistão, já marcado pela escassez de recursos, redução de ajuda internacional e repatriações forçadas de cidadãos, vindos então de países vizinhos.