Cerca de 30 mil fiéis compareceram à Praça de São Pedro, no Vaticano, para celebrar os 70 anos de idade do Papa Leão XIV. No último domingo (14), o pontífice recebeu diversas homenagens de religiosos de todo o mundo.
LEIA TAMBÉM: Nova primeira-ministra interina do Nepal promete acabar com a corrupção
Celebração em vida
O aniversário do Papa Leão XIV coincidiu com a data de celebração da Exaltação da Santa Cruz. Para os cristãos, essa comemoração tem a finalidade de celebrar a exaltação da cruz – ou seja, fazer memória do amor com que Jesus abraçou a cruz para a salvação da humanidade. Assim, a cruz é transformada de instrumento de morte em instrumento de vida.
Na missa do último domingo, além de ser celebrada a Exaltação da Santa Cruz, milhares de visitantes se reuniram em frente ao Palácio Apostólico portando balões, faixas e cartazes com mensagens de felicitações ao líder religioso.
“Caríssimos, parece que vocês sabem que hoje eu faço 70 anos. Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em suas orações. Muito obrigado!”, disse o Papa logo após a leitura do Angelus.
O Angelus, lido pelo Papa Leão XIV, é uma oração que recorda quando o Anjo Gabriel visita Virgem Maria e lhe dá a grande notícia de que seria a mãe de Jesus Cristo. O momento é conhecido como “Anunciação” e a oração Angelus é feita três vezes ao dia – de manhã, ao meio-dia e ao anoitecer.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Coincidência ou providência?
Em vídeo publicado pelo perfil vaticannewspt, no Instagram, o Papa Leão XIV comenta o fato de seu aniversário ser na mesma data da Exaltação da Santa Cruz.
“É uma coincidência, mas talvez providência, que este servidor (referindo a si mesmo) tenha nascido justamente na festa da Exaltação da Santíssima Cruz. Não posso separar as duas festas, para dizer a verdade. Mas é uma alegria encontrar a esperança, precisamente, a missão que, desde o início da minha vocação, sempre procurei simplesmente dizer ‘Senhor, não a minha vontade, mas a tua vontade'”.
No entanto, as comemorações iniciaram-se no dia anterior à data. Isso porque o pontífice ganhou um bolo do novo embaixador dos Estados Unidos, Brian Francis Burch, e o cortou na companhia de cardeais na Basílica de São Paulo.
Na antiga diocese do papa, localizada na cidade de Chiclayo, no norte do Peru, fiéis aproveitaram seu aniversário para esculpir um bolo com o rosto do pontífice. O Papa, cujo nome de batismo é Robert Francis Prevost, serviu como bispo da Diocese de Chiclayo, no Peru, de 2015 a 2023.
Leão XIV ainda recebeu homenagens de crianças internadas no hospital pediátrico Bambino Gesù. Os jovens pacientes, que receberam a visita do líder religioso no mês passado, o presentearam com desenhos.
Robert Francis Prevost foi eleito sucessor do falecido Papa Francisco no dia 8 de maio de 2025, tornando-se o primeiro líder americano e peruano da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de integrantes.