Milhares de moradores fogem da costa filipina diante do alerta de inundações

Neste sábado, devido ao alerta de inundações emitido pelas autoridades, milhares de moradores da costa do Pacífico nas Filipinas abandonaram suas casas. É previsto que o olho da tempestade atinja a ilha Catanduanes no final do dia, com rajadas de até 80 quilômetros por hora. O local possui cerca de 270 mil moradores.

LEIA TAMBÉM: Trump tenta fraturar regime Maduro ao confirmar missão secreta da CIA e ameaçar atacar Venezuela

O tufão Fengshen trará fortes chuvas, e poderá causar inundações costeiras leves a moderadas, com ondas estimadas de 1 a 2 metros, de acordo com o serviço meteorológico governamental.

Quase 10 mil moradores de Catanduanes se deslocaram para áreas mais seguras, conforme o escritório provincial de desastres. A medida na ilha faz parte de um protocolo, pois o local costuma ser a primeira massa de terra atingida por ciclones que se formam no oeste do Oceano Pacífico.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

As províncias vizinhas de Sorsogon e Albay realizaram evacuações preventivas, mas os números oficiais não estavam imediatamente disponíveis.

O país sofre em média 20 tempestades e tufões por ano, que frequentemente atingem áreas propensas a desastres, onde milhões de pessoas vivem na pobreza. Cientistas alertam que tais eventos estão se tornando mais destrutivos devido às mudanças climáticas no mundo causadas pelo homem. Fengshen atingirá os Filipinos, enquanto se recuperam de uma série de terremotos devastadores que mataram pelo menos 87 pessoas nas últimas três semanas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *