Presidente da Autoridade Palestina pede que Hamas “entregue as armas”

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta segunda-feira (22) que o Hamas não deve ter nenhum papel no governo de Gaza e pediu ao grupo militante que entregue suas armas, em discurso na cúpula da ONU sobre a solução de dois Estados para a paz no Oriente Médio.

Mahmoud Abbas não participou presencialmente da Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York, devido à sua revogação de visto americano pelos Estados Unidos. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou sua participação por videoconferência.

Leia mais: EUA sinalizam apoio financeiro à Argentina e reforçam confiança em Milei

Sem guerra e Hamas

“O Hamas não tem nenhum papel a desempenhar nesse governo e ele [Hamas] e outras facções devem entregar suas armas à Autoridade Palestina“, disse Abbas na Assembleia Geral da ONU.

O presidente da Autoridade Palestina complementou exigindo “um cessar-fogo permanente” e condenou as ações do Hamas no dia 7 de outubro de 2023, no qual o grupo organizou um ataque em território israelense que ocasionou a guerra atual em Gaza.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Além de Mahmoud Abbas, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta terça-feira (23) que a “escala de morte e destruição” na guerra em Gaza “está além de qualquer conflito” testemunhado por ele desde que assumiu a liderança da ONU.

Presente na Assembleia Geral da ONU, Guterres acolheu com satisfação as decisões de vários países – como a França e o Reino Unido – de reconhecer uma solução de dois Estados. O secretário-geral da ONU também comentou sobre a situação da população palestina em meio a guerra entre Israel e Palestina.

“E nada pode justificar a punição coletiva do povo palestino”.

A Assembleia Geral da ONU, que trata de assuntos geopolíticos como o conflito no Oriente Médio, acontecerá até o dia 29 de setembro de 2025.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *