Lei que permite que polícia japonesa use rifles contra ursos entra em vigor

A partir desta quinta-feira (13), a polícia do japão tem permissão de usar rifles contra ursos. As estritas leis sobre armas do país tiveram essa mudança para ajudar autoridades a combater ataques fatais que vêm ocorrendo no Japão.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente do Japão, desde abril, aconteceram 13 mortes em decorrência de ataques de ursos com 207 feridos. Os dados abragem 21 das 47 províncias japonesas e são os maiores já registrados. Incidentes envolvendo ursos entrando em casas, nas cercanias de escolas e tumultuando supermercados foram praticamente diários.

Leia mais: Pesquisa demonstra que 97% dos entrevistados não conseguem distinguir músicas geradas por IA ou por humanos

As prefeituras de Akita e Iwate, onde a maioria das mortes aconteceram — 4 e 5, respectivamente — sediou uma cerimônia para a polícia de choque, que agora pode usar rifles para neutralizar os ursos.

A decisão foi tomada uma semana antes de entrar em vigor. A revisão veio depois da mídia nipônica acusar a polícia de ter armas pouco efetivas contra os ursos. As pistolas usadas pela corporação foram acusadas de não conseguirem matar um urso.

Enquanto isso, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido em Tokio publicaram em seus sites mensagens avisando as pessoas a não andarem soiznhas em áres onde ursos foram avistados. Um urso foi localizado nas vizinhanças de um zoológico próximo a embaixada americana.

“Embora o consulado esteja localizado fora do parque, nos encorajamos todos os visitantes de rotina e prestadores de outros serviços a permanecerem atentos as suas redondezas”, disse a embaixada.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Desenho de Urso atacando uma mulher com roupas tipicamente japonesas - Foto: Wikimedia Commons/ múltiplos autores
Desenho de Urso atacando uma mulher com roupas tipicamente japonesas – Foto: Wikimedia Commons/ múltiplos autores

Por que os ursos estão atacando tantos humanos?

Os ursos se alimentam principalmente de bolotas, o fruto do carvalho, e nozes nessa região do Japão. No entanto, esses recursos estão escassos nos últimos anos forçando os animais a aparecerem, por volta do outono, em zonas residenciais em busca de alimentos. Além disso a população de ursos tem crescido em um ritimo acelerado no noroeste japonês.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *