Centenas de Indonésios permaneceram em abrigos temporários nesta quinta-feira (20), após a erupção de um vulcão na ilha principal de Java, que danificou casas e uma escola. Cerca de 190 pessoas foram evacuadas das encostas, disseram as autoridades.
LEIA TAMBÉM: Departamento de Justiça dos EUA anuncia que divulgará arquivos de Epstein em 30 dias
O Monte Semeru, no leste de Java, entrou em erupção na tarde de quarta-feira (19), lançando cinzas e gases por mais de 13 km de distância e forçando as autoridades a elevar o nível de alerta ao máximo.

De acordo com a Agência Geológica Indonésia, a atividade vulcânica havia diminuido consideravelmente, mas ainda apresentava flutuações na quinta-feira.
Quase 900 pessoas ficaram abrigadas em locais improvisados em escolas, mesquitas e centros comunitários após a erupção, de acordo com Sultan Syafaat, funcionário da agência de desastres.
“Durante a noite, eles permaneceram (em abrigos) provavelmente porque ainda estão traumatizados”, disse.
O morador Faiz Ramadhani disse à Agence France-Presse (AFP) que a erupção foi “muito horrivel”.
“Naquele horário, quatro horas da tarde, era como meia-noite. Estava muito escuro”, afirmou o jovem de 20 anos.
Algumas casas próximas ao vulcão foram parcialmente soterradas por cinzas vulcânicas e fragmentos de rocha.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Nurul yakin Pribadi, chefe da aldeia Supiturang, disse estar“chocado” ao encontrar sua casa danificada. “Houve um derramamento de material (vulcânico) de um metro de altura na minha casa”, disse ele à AFP. “Muitas casas foram danificadas”.
Agus Triyono, secretário do distrito de Lumajang, afirma que ao menos uma escola primária foi completamente destruída e que as autoridades ainda estavam coletando dados sobre os danos à infraestrutura.

Pelo menos três pessoas sofreram queimaduras, disse um oficial de busca e resgate em um comunicado.
As autoridades também estavam evacuando cerca de 190 pessoas das encostas do vulcão, sendo a maioria excursionistas que ficaram presos em um acampamento após a erupção, segundo Rudijanto Tjahja Nugraha, chefe do parque nacional de Semeru.
A erupção do vulcão Semeru em 2021 matou mais de 50 pessoas e danificou mais de 5.000 casas, forçando quase 10.000 pessoas a buscar refúgio.
A Indonésia está localizada no “Anel de Fogo” do Pacífico, onde o encontro de placas continentais causa significativa atividade vulcânica e sísmica.
O arquipélago do Sudeste Asiático possui quase 130 vulcões ativos.









