Nesta quinta-feira (11), quatro pessoas morreram em um ataque armado na costa do Equador, entre as vítimas, o jogador de futebol Maicol Valencia, de 23 anos. De acordo com as autoridades, homens armados vestidos de policiais chegaram ao hotel na cidade de Manta em uma caminhonete branca, que mais tarde foi incendiada a alguns quilômetros do local.
Leia mais: EUA ameaçam negar vistos a estrangeiros que celebrem morte de Charlie Kirk
O Exapromo Costa, clube que o atleta havia sido apresentado no mesmo dia do crime, realizou um comunicado afirmando que Maicol foi uma vítima colateral do ataque dirigido a outras pessoas que estavam na hospedagem. Além disso, outras duas pessoas foram feridas e uma delas é outro jogador do time que permanece hospitalizado.
A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Mas, sabe-se que o Equador está passando por uma crise relacionada ao narcotráfico, principalmente na região do ocorrido.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
As facções disputam os portos, pois é uma posição estratégica para transportar drogas para os Estados Unidos e Europa. Além disso, a economia fragilizada do país facilita a circulação e lavagem de dinheiro.
Com um cenário de instabilidade crescente, a população se vê diretamente impactada pela insegurança e com a presença cada vez mais visível dessas ações no cotidiano.