Zoe Saldaña triunfa com ‘Avatar: Fogo e Cinzas’ e atinge o posto de atriz com maior bilheteria da história do cinema

Zoe Saldaña acaba de alcançar um grande feito em sua carreira e na história do cinema. Somando a bilheteria de todos os filmes em que atuou, chega-se a incrível marca de US$ 15,46 bilhões arrecadados mundialmente segundo o site The Numbers.

Com Avatar: Fogo e Cinzas (Avatar: Fire and Ash), terceiro filme da franquia de James Cameron, Saldaña ultrapassou Scarlett Johansson, que chegou à liderança no ano passado depois do lançamento de Jurassic World: Recomeço (Jurassic World Rebirth).

LEIA TAMBÉM: Exportações da China sobem mais que o esperado para dezembro e superam novembro

Zoe Saldaña no papel de Neytiri em Avatar: Fogo e Cinzas, dirigido por James Cameron (2025) – Foto: Divulgação/Estação Nerd.

Além da franquia Avatar, a atriz estadunidense Zoe Saldaña, de 47 anos, já atuou em outras produções cinematográficas que atingiram elevado patamar das bilheterias mundiais.

Nos últimos 10 anos, por exemplo, Saldaña atuou nos quatro filmes que ultrapassaram a marca de US$ 2 bilhões nas bilheterias mundiais:

  • Avatar (Avatar) — direção: James Cameron (2009);
  • Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) — direção: Anthony Russo e Joe Russo (2018);
  • Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) — direção: Anthony Russo e Joe Russo (2019);
  • Avatar: o Caminho da Água (Avatar: the Way of Water) — direção: James Cameron (2022).

A atriz iniciou a carreira no teatro. Nas telas, sua primeira atuação foi em um episódio da série Lei & Ordem (Law & Order) no ano de 1999. No ano seguinte, estreou no cinema com o papel de Eva Rodriguez no filme Sob a Luz da Fama (Center Stage), dirigido por Nicholas Hytner.

Em 2002, atuou com Britney Spears no filme Crossroads: Amigas para Sempre (Crossroads), de Tamra Davis. No entanto, seu primeiro papel de destaque foi a personagem Anamaria em Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra (Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl), do diretor Gore Verbinski, lançado em 2003.

Zoe Saldaña no papel de Anamaria em Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra, dirigido por Gore Verbinski (2003) – Foto: Divulgação/IMDB.

Além de Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra, Zoe Saldaña atuou em outros filmes de sucesso:

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

  • Colombiana: em busca de Vingança (Colombiana) — direção: Olivier Megaton (2011);
  • Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek into Darkness) — direção: J. J. Abrams (2013),
  • Franquia Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy) — direção: James Gunn (2014, 2017, 2023).

No ano passado, Saldaña foi indicada pela primeira vez ao Oscar. A atriz recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel de Rita Moro Castro no filme francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard.

Zoe Saldaña recebendo, em 2025, o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel de Rita Moro Castro no filme francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard (2024) – Foto: Divulgação/CinePop.

Admiradores e fãs de Zoe Saldaña comemoraram a conquista da atriz, que tende, agora, a ser vista ainda mais pelo público nas telonas.

Autor

  • Diogo

    Diogo Berns é formado em Cinema, com mestrado e doutorado em Estudos da Tradução, na área de adaptações audiovisuais (UFSC). Especialista em Música Litúrgica (UNISAL).
    Professor conteudista, revisor textual, redator e roteirista de games, videoaulas e podcasts na área EaD.
    Possui experiência com audiobooks - voz, direção e edição de som - edição de vídeos, social media e diretor de vídeo institucional.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *