Em 2022, o ator Bruce Willis anunciou pausa na carreira devido ao diagnóstico de afasia, que afeta a linguagem. Com o passar do tempo, o distúrbio evoluiu para demência e ele necessitou receber cuidados da família.
Bruce Willis é conhecido por sua atuação nos filmes Duro de Matar (1988, 1990, 1995, 2007, 2013) e O Sexto Sentido (1999). Nesta semana, o ator voltou aos holofotes após a esposa declarar que ele não tem ciência do diagnóstico.
A revelação foi feita por Emma Heming Willis, com quem o ator é casado, durante o podcast “Conversations With Cam“, apresentado por Cameron Oaks Rogers. As palavras de Emma causaram surpresa em muitos fãs de Bruce Wilis.
LEIA TAMBÉM: Ossos fortes não são sorte: como o exercício protege seu esqueleto ao longo da vida

Segundo Emma, Bruce sofre de uma condição que impede que ele perceba as próprias limitações, ou seja, até hoje não se deu conta que tem a doença. Isso ocorre porque existe uma condição neurológica associada à doença que impede Bruce de perceber a situação. Emma, no entanto, diz sentir alívio emocional por ele não ter conhecimento de seu estado.
“Não é negação. É a doença agindo. Bruce nunca percebeu, nunca ligou os pontos de que tem essa condição, e eu fico feliz por isso”.
O quadro se chama anosognosia: o cérebro não consegue identificar o que está acontecendo.
No podcast, Emma ainda descreveu os cuidados que o ator tem recebido e defendeu mais apoio às pessoas que trabalham como cuidadores:
“Cuidadores se isolam, adoecem e muitas vezes não pedem ajuda”.
Segundo a medicina, a demência frontotemporal afeta principalmente o comportamento, a personalidade e a linguagem. Emma declarou que o marido ainda a reconhece, assim como suas duas filhas e as três filhas que teve com a ex-esposa, Demi Moore.









