A BBC contestou o público de 2,1 milhões de pessoas, no último domingo (13), e afirmou que o show gratuito de Lady Gaga feito em Copacabana em maio deste ano, teve apenas 661 mil pessoas na área ocupada.
Leia mais: Banheira do Gugu volta após 25 anos em programa do SBT
Durante o quadro BBC Verify, um internauta questionou o número de pessoas presentes no show de Gaga no Brasil, e pediu para que o veículo fizesse sua própria checagem. A análise contou com a ajuda de um especialista em densidade de público, que afirmou que é “altamente improvável que as alegações sejam precisas”.

Em nota publicada, a BBC contesta que para alcançar o número divulgado, era necessário a ocupação de toda a extensão da praia, o que equivale a 610 mil metros, e não apenas um espaço de 140 mil metros. A emissora ainda mostrou vídeos dos telões espalhados pela praia, para referência. Eles utilizaram a distância entre o Copacabana Palace e do Hotel Hilton para explicar que o público ocupou apenas 140 mil metros quadrados de areia, o que equivale a 20 campos de futebol. E ainda usaram as medidas de segurança do país de 4,7 pessoas por metro quadrado, ou seja, 4 ou 5 pessoas podem ocupar esse espaço, alegando que pelo menos 660 mil pessoas estavam presentes durante o show.
A Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) reafirmou a estimativa de público, mas não divulgou os critérios utilizados.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez uma publicação no X, nesta terça-feira (15), em resposta à BBC.