Na última sexta-feira (2), a atriz e ativista Angelina Jolie visitou a passagem fronteiriça de Rafah, pelo lado egípcio, que liga o país à Faixa de Gaza. A visita evidenciou o apoio da artista à população palestina, que há dois anos vive em meio ao conflito com Israel, intensificado após o ataque do grupo islamista Hamas em outubro de 2023.
LEIA TAMBÉM: Wiz Khalifa é condenado a nove meses de prisão na Romênia por fumar maconha em cima do palco
A passagem de Rafah é uma das poucas vias de entrada de suprimentos essenciais e de evacuação de feridos desde o início da guerra. Assim, Jolie visitou o principal ponto de passagem de ajuda e acompanhou de perto as ações humanitárias na região, além de conversar com trabalhadores de organizações de socorro, voluntários e refugiados palestinos em busca de atendimento médico transferidos para o Egito.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
De acordo com a equipe de Angelina, a atriz realizou a ação com o objetivo demobilizar apoio aos trabalhadores humanitários nas crises em Gaza e no Sudão. “O que precisa acontecer é claro: o cessar-fogo deve ser mantido, e o acesso deve ser sustentado, seguro e ampliado com urgência para que a ajuda, o combustível e os suprimentos médicos essenciais possam circular de forma rápida e consistente, no volume necessário”, informou o comunicado.
Durante mais de 20 anos, Jolie atuou no ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), visitando mais de 60 zonas de conflito em defesa dos direitos de deslocados forçados em todo o mundo, colocando sua fama e sua capacidade de atrair a mídia a serviço da causa dos refugiados.









