Nesta quarta-feira (4) Angelina Jolie completa 50 anos, nesse tempo a atriz norte-americana construiu trajetórias em papeis marcantes, é reconhecida como ativista global, além de seus inúmeros prêmios, Jolie também marcou as notícias ao tornar públicas diversas escolhas pessoais e dificuldades familiares.
Ícone de beleza e vencedora do Oscar, a atriz se consolidou como uma das personalidades mais influentes de Hollywood. Sua carreira se iniciou nos anos 1980 ainda criança ao lado do pai, o ator Jon Voight e da mãe, Marcheline Bertrand. Jolie protagonizou o longa “Garota, Interrompida” (1999), o qual lhe rendeu a estatueta.
Leia mais: Ana Hickmann tem dívida anulada após laudo comprovar falsificação de assinatura
Também alcançou grande destaque com o papel da heroína Lara Croft, no blockbuster “Tomb Raider” (2001). Desde então, protagonizou produções de peso, como “Sr. & Sra. Smith” (2005), “O Procurado ” (2008), “Salt ” (2010) e o fenômeno da Disney “Malévola “, lançado em 2014 e com continuação em 2019. Em 2024 ela voltou aos holofotes com o filme “Maria“, no qual interpretou a soprano Maria Callas.
Além das telas, Angelina se destacou pelo trabalho humanitário. Embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), ela já foi reconhecida com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt e recebeu o título de Dama da Ordem de São Miguel e São Jorge, do governo britânico.
Em 2013, a atriz se tornou referência em saúde preventiva ao revelar publicamente que passou por uma mastectomia dupla após descobrir a predisposição genética ao câncer de mama
Angelina Jolie tem seis filhos com o seu ex-marido Brad Pitt, Maddox, de 22 anos, Zahara, de 19, Shiloh, de 18, Pax, de 20, e os gêmeos Knox e Vivienne, de 15. A família tem estado nas manchetes desde 2016, após Jolie entrar com pedido de divórcio e solicitar a guarda exclusiva dos filhos.
O motivo da separação foi devido, de acordo com a denúncia de Jolie, a um episódio de violência do ex-marido direcionado aos filhos durante uma viagem de avião em família. A atriz também acusa Pitt de abusos físicos direcionados a ela durante o relacionamento.