Na noite deste domingo (31), Sport e Vasco fizeram o duelo dos desesperado, com ambos na zona do rebaixamento. Na Ilha do Retiro, o gigante da colina, venceu de virada em jogo que a equipe de Fernando Diniz teve mais sorte do que juízo e respira fora da zona do rebaixamento. Nuno Moreira, Philippe Coutinho e Vegetti marcaram para o Vasco.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
História da partida
O primeiro tempo na Ilha do Retiro foi marcado pelo equilíbrio das equipes. O Vasco começou melhor, apostando em jogadas verticais, ainda que com certo exagero nos cruzamentos para a área, principalmente com Lucas Piton. Na parte de criação, Philippe Coutinho acionava os laterais em profundidade, enquanto o Sport tinha dificuldades para ajustar a marcação e engatar contra-ataques. Aos oito minutos do primeiro tempo, Nuno Moreira abriu o placar após boa construção e cruzamento rasteiro de Puma Rodrígues.
Aos 21 minutos, porém, Matheus Alexandre sofreu pênalti de Lucas Freitas, e Lucas Lima converteu para empatar. A partir daí, o time pernambucano passou a dominar as ações, mas foi justamente nesse momento que o Vasco voltou à frente com gol de Coutinho, já nos minutos finais da primeira etapa.
LEIA TAMBÉM: Corinthians e Palmeiras ficam no empate em último derby do ano
A volta do intervalo foi perfeita para o Cruz-Maltino. Logo no primeiro lance, Lucas Freitas deu um chapéu em Aderlan e foi derrubado dentro da área. Vegetti chamou a responsabilidade e cobrou o pênalti, ampliando a vantagem dos visitantes.
Mesmo com o placar favorável, o Vasco teve dificuldades para controlar a partida. A equipe recuou e entregou a posse de bola ao Sport, que passou a pressionar durante praticamente todo o segundo tempo, explorando os espaços entre as linhas vascaínas. O Cruz-Maltino, em resposta, se fechou cada vez mais.
O Leão diminuiu a diferença aos 29 minutos, em escanteio cobrado por Lucas Lima e cabeceio certeiro de Ramon Menezes, no ângulo. O Sport pressionou ainda mais em busca do empate e insistiou em cruzamentos, enquanto o Vasco se defendia com uma linha de seis jogadores na frente de Leo Jardim. Ainda assim, o gigante da colina segurou o resultado e deixou a Ilha do Retiro com os três pontos na bagagem.
Sequência
Com a pausa para a Data Fifa, o Sport volta a campo no domingo (14/09), às 11h (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, pela 23ª rodada do Brasileirão. Já o Vasco tem compromisso decisivo antes. O Almirante Carioca enfrenta o Botafogo na quinta-feira (11/09), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, após empate em 1 a 1 na ida.
FICHA TÉCNICA
SPORT 2 x 3 VASCO
22ª RODADA – CAMPEONATO BRASILEIRO
- Data: domingo, 31 de agosto de 2025
- horário: 20h30 (horário de Brasília)
- Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
- Gols: Nuno Moreira, aos 8’/1ºT (1-0); Lucas Lima, aos 25’/1ºT (1-1); Coutinho, aos 43’/2ºT (1-2); Vegetti, aos 3’/2ºT (1-3); Ramon Menezes, aos 29’/2ºT (2-3).
- Público: 15.434 presentes;
- Renda: R$ 601.680,00.









