A Unifacisa acertou a contratação do pivô Makhtar Gueye para a temporada 2025/26 do NBB. Conhecido no mundo do basquete como “Matador de Leões”, o senegalês, de 28 anos, nasceu em Rufisque e inicia sua primeira experiência no Brasil. O atleta tem como principais características a força física, versatilidade e a imponência nos rebotes ofensivos e defensivos.
LEIA TAMBÉM: LeBron James aciona cláusula milionária e renova por uma temporada com Lakers
Como prova, Gueye foi escolhido como reboteiro da Liga de Basquete do Senegal, após ser campeão com a sua ex-equipe, o Ville de Dakar. A final aconteceu no último final de semana, contra o Jeanne D’arc. Pelo time de sua terra natal, o novo jogador da Unifacisa ainda registrou bons números na Liga de Basquete Africana. Foram 10,8 pontos, cinco rebotes e 1,7 assistência de média, por jogo.

Makhtar Gueye começou sua carreira no basquete universitário dos Estados Unidos, atuando pelos UAB Blazers, na NCAA. O pivô carrega em seu currículo passagens por ligas da França, Espanha, Moçambique, Camarões e Burundi. Em 2024, o senegalês fez parte do plantel do Atlanta Hawks, na disputa da NBA Summer League. Pela seleção local, acumula convocações desde 2019.
Gueye afirmou estar bastante empolgado com a oportunidade e deixou um recado à torcida da equipe de Campina Grande.
“Estou muito feliz e animado com essa próxima temporada, mal posso esperar para estar aí. Vocês sabem que é minha primeira vez no Brasil, então estou muito empolgado e estou ansioso por essa oportunidade”, concluiu o pivô.
Makhtar Gueye é o sétimo contratado para a próxima temporada. Anteriormente, foram anunciados o armador Kendall Anthony, o ala-pivô Antônio, o ala Melvin Johnson e os pivôs Gerson e Leal.