Mesmo saindo atrás do placar, o Tricolor Paulista se recuperou no segundo tempo e venceu o Flamengo por 2 a 1 no Morumbis. Com gols de Luciano e Danielzinho, o São Paulo estreia com vitória no Brasileirão e afasta a má fase que a equipe enfrenta no Campeonato Paulista. Enquanto o Flamengo, agora foca seus esforços para a Supercopa do Brasil, que será no domingo.
LEIA TAMBÉM: Fluminense estreia com vitória sobre o Grêmio no Brasileirão 2026
Como foi o jogo?
O Flamengo começou a partida em ritmo forte, controlando a posse de bola e empurrando o São Paulo para o campo defensivo. Logo aos cinco minutos, Carrascal fez boa jogada pelo lado esquerdo e finalizou com perigo, exigindo grande defesa de Rafael. A pressão rubro-negra seguiu e, aos 12, Everton Cebolinha arriscou de fora da área; a bola desviou na defesa tricolor e passou muito perto do gol. No lance seguinte, o próprio Cebolinha serviu Carrascal, que novamente levou perigo ao finalizar rente à trave.
Aos 18 minutos, Cebolinha recebeu passe de Gonzalo Plata, cortou para a direita e finalizou sem muita força, mas obrigou Rafael a fazer mais uma boa defesa. Na sequência, após cobrança de escanteio, o São Paulo conseguiu sair em contra-ataque e quase abriu o placar com Luciano, em finalização que desviou em Léo Pereira. Mesmo com maior posse de bola, o Flamengo passou a encontrar mais dificuldades para transformar o domínio em chances claras, enquanto o Tricolor se organizou defensivamente até o fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o São Paulo finalizou pela primeira vez com perigo, quando Bobadilla limpou a marcação e parou em Rossi. O lance, porém, não mudou o cenário da partida. O Flamengo retomou a pressão e abriu o placar após uma jogada de alto nível: Everton Cebolinha encontrou Pedro, que fez o pivô de peito e deixou Gonzalo Plata em condições de finalizar para o fundo das redes no Morumbis.
Após o gol sofrido, o São Paulo demorou alguns minutos para se reorganizar, mas reagiu com eficiência. Enzo Díaz fez um cruzamento preciso pela esquerda, Luciano apareceu bem posicionado na área e, após leve desvio, empatou a partida, sem chances para Rossi. O gol deu novo ritmo ao confronto, que passou a ser marcado por forte intensidade e disputas constantes no meio-campo.
O Flamengo voltou a pressionar, criando chances com Bruno Henrique, que finalizou para fora, enquanto Luciano novamente levou perigo em chute defendido por Rossi. Em meio a esse cenário equilibrado, o São Paulo foi mais eficiente. Após recuperar a bola em um duelo no meio, a equipe trabalhou a jogada até Luciano cruzar na área. A bola desviou em Pulgar e sobrou para Danielzinho, que marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor, selando a virada.
Nos minutos finais, o Flamengo manteve a posse e tentou o empate, mas encontrou um São Paulo bem postado defensivamente. No último lance da partida, Rafael apareceu mais uma vez com uma defesa espetacular, garantindo o resultado e confirmando a vitória tricolor em uma partida intensa e tecnicamente disputada.
Após o apito final, a equipe do Flamengo reclamou com a arbitragem sobre um possível pênalti de Alan Franco encima do Arrascaeta. As reclamações geraram a expulsão de Jorginho após o apito final.
Ficha técnica
Data: 28 de janeiro de 2026
Local: Morumbis, São Paulo (Capital) – Brasil
Gols: Gonzalo Plata (FLA) – 08´2T; Luciano (SAO) – 15´2T; Danielzinho (SAO) – 26´2T
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
São Paulo: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maik (Cédric), Marcos Antônio, Bobadilla, Danielzinho (Pablo Maia) e Enzo Díaz; Luciano (Lucas Moura) e Calleri (Tapia).
- Técnico: Hernán Crespo
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo (Jorginho) e Carrascal (Bruno Henrique); Gonzalo Plata, Pedro (Arrascaeta) e Everton Cebolinha (Samuel Lino).
- Técnico: Filipe Luís









