O São Paulo segue em alta no Brasileirão. Na noite deste domingo (27), o Tricolor paulista venceu o Fluminense por 3 a 1, no Morumbis, pela 17ª rodada, e emplacou a terceira vitória consecutiva – feito inédito nesta edição do campeonato. Já o time carioca ampliou sua má fase, chegando à quinta derrota seguida, somando o revés diante do Chelsea, na semifinal do Mundial de Clubes.
Os gols dos donos da casa foram marcados por Arboleda, Ferreira e Tapia – que balançou as redes pela primeira vez com a camisa são-paulina. Samuel Xavier descontou para os visitantes, que até tentaram uma reação no segundo tempo, mas voltaram a mostrar fragilidade defensiva e desorganização.
Leia mais: Mayke se despede do Palmeiras e acerta com o Santos até o fim de 2027
Superioridade paulista desde o início
Mesmo com um início de jogo truncado, com muitas disputas no meio-campo, o São Paulo mostrou mais presença ofensiva. Luciano foi o primeiro a assustar com um chute forte aos 16 minutos, e logo depois Ferreira e Alisson também arriscaram.
Aos 23, o gol saiu em uma jogada bem trabalhada: Luciano cruzou da direita e Arboleda subiu mais que Guga para cabecear no cantinho, abrindo o placar. O time ainda teve a chance de ampliar, mas Luciano desperdiçou uma cobrança de pênalti defendida por Fábio – a bola foi rasteira no canto direito, mas o goleiro tricolor levou a melhor.
Tentativa de reação e resposta imediata
Na volta do intervalo, Renato Gaúcho fez quatro alterações no Fluminense tentando mudar o cenário. E até houve melhora. Logo no início, Bobadilla marcou um gol que foi anulado por toque de braço de Luciano na origem da jogada. Pouco depois, Ferreira ampliou para os paulistas com mais uma cabeçada certeira, desta vez após cruzamento de Marcos Antônio.
O gol fez o São Paulo respirar, mas o Fluminense cresceu no jogo. Aos 31 minutos, Samuel Xavier apareceu livre após rebote da zaga e bateu firme no canto para diminuir. A equipe carioca pressionou bastante nos minutos finais, buscando o empate, mas o balde de água fria veio aos 45: Ferraresi interceptou no campo de defesa e lançou Tapia, que saiu na cara do gol e decretou o 3 a 1.
Situação na tabela e próximos jogos
Com o triunfo, o São Paulo sobe para o oitavo lugar, com 22 pontos (5 vitórias, 7 empates e 5 derrotas). O time volta a campo no próximo domingo (4), contra o Internacional, no Beira-Rio, às 20h30.
O Fluminense, por sua vez, segue em queda e agora ocupa a 11ª posição, com 20 pontos (6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas). No sábado (3), a equipe enfrenta o Grêmio, às 21h, no Maracanã.
Público: 42.628
Renda: R$ 2.192.997,00