O São Paulo finalizou na manhã deste sábado sua preparação para o duelo contra o Juventude, marcado para este domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida ocorre fora do Morumbis, que receberá um show da banda Oasis no mesmo dia.
LEIA TAMBÉM: Lanús leva a taça nos pênaltis e Atlético-MG amarga mais um vice
O técnico Hernán Crespo comandou atividades no SuperCT com foco em construção de jogadas, finalizações e enfrentamentos em espaço reduzido. A principal novidade foi o retorno de Marcos Antônio, recuperado de lesão muscular e liberado pelo departamento médico. O meio-campista participou normalmente de todo o treinamento e volta a ficar à disposição em meio a uma lista extensa de desfalques.
Momento das equipes
O São Paulo chega pressionado por resultados. Sem vencer há três partidas e vindo de derrota por 3 a 1 para o Corinthians, o Tricolor ocupa a 9ª posição, com 45 pontos, fora da zona de classificação para a Pré-Libertadores. A equipe tenta evitar uma queda de rendimento na reta final e reencontrar o caminho das vitórias diante de seu torcedor.
O Juventude vive situação oposta na tabela, mas igualmente dramática. Vice-lanterna com 33 pontos, o time de Thiago Carpini luta contra o rebaixamento e tenta reduzir a distância de quatro pontos para o Santos, primeiro fora do Z-4. A equipe não perde há três rodadas, somando dois triunfos e um empate — inclusive o movimentado 3 a 3 contra o Cruzeiro na última jornada.
Desfalques e dúvidas
Crespo convive com uma lista impressionante de baixas: 13 jogadores estão fora por lesão, suspensão ou recuperação física. Entre eles, Rafael Tolói, Alisson, Oscar, Lucas, Arboleda, Luan, Wendell, Enzo Díaz, Calleri, Dinenno, Ryan Francisco, André Silva e Rodriguinho.
A única boa notícia é justamente o retorno de Marcos Antônio, que reforça um setor desfalcado e deve iniciar entre os titulares.
No Juventude, Carpini não terá Jandrei — impedido por questões contratuais — além de Nenê e Alan Ruschel, suspensos.
Prováveis escalações
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Cédric Soares, Luiz Gustavo, Bobadilla, Marcos Antônio e Ferreirinha; Luciano e Gonzalo Tapia.
Juventude: Ruan Carneiro; Luan Freitas, Marcos Paulo e Mandaca; Igor Formiga, Caíque, Jadson e Marcelo Hermes; Lucas Fernandes, Gabriel Taliari e Rafael Bilú.
Números do confronto
São Paulo e Juventude já se enfrentaram 30 vezes na história. O Tricolor soma 13 vitórias, contra sete do time gaúcho, além de dez empates. No primeiro turno do Brasileirão, no Alfredo Jaconi, Luciano garantiu a vitória são-paulina por 1 a 0 nos minutos finais.
Estatísticas recentes
- O São Paulo é o 3º time com menor média de finalizações certas: 3,6 por jogo.
- O Tricolor também figura entre os que mais desperdiçam grandes chances: 37 no campeonato.
- O Juventude é o time mais faltoso da competição, com 15,9 infrações por jogo.
- A equipe gaúcha possui o 3º pior ataque (32 gols) e a 2ª pior defesa (62 sofridos).
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Arbitragem
- Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
- Acesse o nosso canal no Telegram
- Acesse o nosso canal no WhatsApp
- Acesse o nosso canal no Youtube
Ficha Técnica
São Paulo x Juventude
35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 23 de novembro de 2025
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Transmissão: Globo (TV aberta) e Premiere (PPV)









