No início da noite de domingo (25), o Santos visitou o Vitória no Barradão, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O time paulista atravessa um momento delicado na temporada, no meio de semana o peixe foi eliminado para o CRB nos pênaltis pela Copa do Brasil, viu sua maior estrela, Neymar deixar seu futuro em aberto e enfrenta a luta contra o rebaixamento há algumas rodadas. A vitória sobre o time baiano, marcou o primeiro triunfo de Cléber Xavier desde que assumiu o alvinegro praiano e também o fim do jejum de Guilherme.
LEIA TAMBÉM: GP de Mônaco 2025 entra para a história com recordes quebrados, surpresas no grid e marcas curiosas
Fim do Jejum de Guilherme
Vitória e Santos protagonizaram um primeiro tempo intenso e equilibrado, com oportunidades para ambos os lados. No entanto, quem aproveitou melhor as chances foi o Santos, que abriu o placar aos 18 minutos. Após desperdiçar uma chance clara minutos antes, Guilherme se redimiu com um belo gol de cabeça, colocando o Peixe em vantagem. O Vitória quase empatou na sequência, quando Renato Kayzer tentou de peixinho, mas acabou mandando para fora. A equipe baiana ainda pressionou em busca do empate, mas parou em boas defesas do goleiro Brazão, que garantiu a vantagem santista até o intervalo.
Santos vence
O segundo tempo no Barradão foi bem mais travado do que a etapa inicial, com menos chances claras de gol e um ritmo mais cadenciado. Mesmo assim, o goleiro Brazão voltou a aparecer bem em momentos pontuais, garantindo a segurança do Santos. A entrada de Neymar, bastante aguardada pela torcida, pouco mudou o panorama da partida. Sua principal participação foi em uma cobrança de falta perigosa, que obrigou Lucas Arcanjo a fazer uma boa defesa. No fim, o gol marcado por Guilherme no primeiro tempo foi suficiente para definir o placar com o peixe vencendo, mas ainda sim permanecendo na zona de rebaixamento.
LEIA TAMBÉM: Banco do Brasil lança pix automático para todos os seus clientes
Fala Brazão
O goleiro do Santos falou na saída de campo, Brazão pediu que a vitória fora de casa fosse a virada de chave que o time precisa para pontuar e sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento.
“Hoje foi uma virada de chave. Tenho certeza. Grupo está muito unido. Vamos sair dessa juntos. Momentos adversos no campeonato, mas temos certeza que essa é a primeira vitória fora de casa. A gente vai continuar nesse empenho e vai dar tudo certo. Com certeza é a virada. Estávamos devendo nos últimos jogos e temos um grupo muito guerreiro, muito forte e para a virada de chave contamos com o apoio do torcedor. Sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento” – disse Gabriel Brazão.
Sequência
Os três pontos ainda não foram suficientes para tirar o Santos da zona de rebaixamento. No entanto, o resultado representa um alívio momentâneo e funciona como um sinal de esperança para o time. Agora com oito pontos, o Peixe ocupa a 18ª colocação na tabela e busca embalar uma sequência positiva para deixar a parte de baixo da classificação. Agora, o peixe terá um amistoso na quarta-feira (28), contra o RB Leipizig, e só no domingo (1), jogará o Brasileirão, contra o Botafogo dentro de casa.
Vitória estacionou nos nove pontos e voltou para o Z-4, na 17ª posição, atrás justamente do Santos. O time de Carpini agora terá um importante duelo pela Copa Sul-Americana contra a Universidad Católica (EQU), isso porque o time baiano ainda não tem a classificação assegurada e precisará vencer para não ser eliminado ainda na fase de grupos da competição continental.
Ficha técnica
Vitória 0 x 1 Santos
- Competição: 10ª rodada do Brasileirão Série A
- Local: Barradão – Salvador-BA
- Data: 25 de maio de 2025
- hora: 18h30 (de Brasília)
- Público pagante: 27.086
- Público total: 27.515
- Renda: R$ 888.117,00
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Tiago Augusto Kapps e Mauricio Coelho Silva
VAR: Paulo Renato Moreira
Gol: Guilherme, aos 19’/1ºT
Amarelos: Matheuzinho, Ryller, Baralhas (Vitória); Luan Peres (Santos)