Neste sábado (03), Atalanta e Roma se enfrentam na New Balance Arena, em Bergamo, pela 18° rodada da Série A, em duelo bastante equilibrado.
A La Dea chega em boa fase, apesar do começo irregular de campeonato, enquanto a Giallorossi busca os três pontos, que podem assegurar a segunda colocação da Série A. O duelo também marca o retorno do técnico Gian Piero Gasperini a Bérgamo, onde fez história com a Atalanta.
A partida será às 16h45 (horário de Brasília), com transmissão na X Sports e no Disney+.
LEIA TAMBÉM: Chelsea demite Enzo Maresca no primeiro dia do ano
Como chega a Atalanta?
A equipe de Bérgamo vive um momento de recuperação após um início inconstante na Série A. Sob o comando de Raffaele Palladino, a Atalanta soma seis vitórias nas últimas oito partidas, sequência que impulsionou a reação no campeonato italiano e colocou a La Dea na quinta colocação da fase de liga da UEFA Champions League.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Para o confronto, Raffaele Palladino não poderá contar com Raoul Bellanova e Mitchel Bakker, ambos lesionados. Além disso, a equipe terá os desfalques de Odilon Kossounou e Ademola Lookman, que estão representando suas seleções na Copa Africana de Nações.
Em entrevista, Raffaele Palladino projetou a partida e comentou sobre as expectativas e responsabilidades da Atalanta para o restante da temporada, destacando a importância de manter a consistência, tanto no cenário nacional quanto na UEFA Champions League.
“Precisamos somar pontos contra as equipes que estão à nossa frente. Faltam-nos justamente esses pontos, por isso queremos fazer uma grande atuação [..]. Chegamos com grande entusiasmo, queremos reverter essa tendência contra as equipes que nos precedem na tabela. Queremos continuar esta remontada. Estamos preparados, precisamos estar com a cabeça focada na partida.”
“Devemos nos concentrar no nosso jogo, ser bons nos duelos. O 4-2-3-1 deu-me as respostas que eu procurava; é um sistema que usei no passado e a equipe sabe executá-lo bem. Tenho jogadores como Kolasinac e Hien que jogam com linha de quatro nas suas seleções. Em certas ocasiões, pode ser feito, especialmente durante a partida. De Ketelaere precisa de liberdade e falta-lhe o gol. Samardzic demonstrou ser determinante saindo do banco. Scalvini é um jogador em quem aposto muito: para tê-lo a 100%, ele precisa jogar, não vejo a hora de lançá-lo em campo.”
A provável escalação da Atalanta: Marco Carnesecchi; Berat Djimsiti, Isak Hien e Kolasinac; Davide Zappacosta, Éderson, Marten de Roon e Nicola Zalewski;De Ketelaere, Gianluca Scamacca e Mario Pasalic.
Técnico: Raffaele Paladino.

Como chega a Roma?
A Giallorossi também vive grande fase no Campeonato Italiano. Mesmo após perder a liderança da Série A, a equipe comandada por Gian Piero Gasperini venceu sete das últimas dez partidas, sequência que a manteve na quarta colocação, a três pontos do Napoli, atual líder do campeonato.
A equipe da capital terá desfalques importantes por conta da Copa Africana de Nações. Evan Ndicka e Neil El Aynaoui estão representando suas seleções na competição continental e não ficam à disposição para o confronto. Além disso, Lorenzo Pellegrini segue no departamento médico, tratando uma lesão na coxa.
Em entrevista coletiva, Gasperini comentou sobre o retorno a Bérgamo e analisou os desfalques da Roma, projetando o duelo e destacando a importância do confronto para a sequência da temporada.
“A Atalanta é um clube completo, uma equipe construída para a UEFA Champions League e que foi notavelmente reforçada no verão. Eles oscilaram um pouco no campeonato, mas continuam sendo um time de altíssimo nível, espero uma recepção calorosa; será bom rever todos e nos cumprimentarmos, mas depois cada um segue seu caminho. O que vivi lá é indelével, mas agora meu foco é total na Roma. A Atalanta hoje é muito rica. Vendeu jogadores como Retegui e Ruggeri, mas sem afetar a base formada por Carnesecchi, Pasalic, De Roon e outros. São jogadores de grande valor humano. Estou feliz por estar em Roma. Cheguei em uma situação difícil e não foi fácil mudar certos hábitos, mas o que estamos tentando construir juntos pode ser muito gratificante. Eu acredito muito nisso. Sou o mesmo técnico de Bérgamo e esta experiência me estimula imensamente. Perderemos quatro jogadores fortíssimos — Ndicka e El Aynaoui de um lado, Kossonou e Lookman do outro. São quatro titulares. Pelo menos nisso estamos empatados, mas é uma pena, pois tira qualidade do espetáculo.”
A provável escalação da Roma: Mile Svilar; Gianluca Mancini, Jan Ziolkowski e Mario Hermoso; Zeki Çelik, Manu Koné, Bryan Cristante e Wesley França; Matìas Soulé, Evan Ferguson e Paulo Dybala.
Técnico: Gian Piero Gasperini.

Arbitragem
- Árbitro: Michael Fabbri (ITA)
- Assistentes: Dario Cecconi (ITA) e Filippo Bercigli (ITA)
- VAR: Fabio Maresca (ITA)
Ficha técnica
Data: Sábado, 03 de janeiro de 2026
Horário: 16h45 (de Brasília)
Local: New Balance Arena, Bergamo, Itália
Onde assistir: X Sports e Disney+









