Rogério Siqueira, representante da Série D e presidente do ASA-AL, propôs a criação de uma quinta divisão brasileira, a Série E. Segundo Siqueira, o novo presidente da Série D, Samir Xaud, aparenta estar receptivo com a nova proposta.
LEIA TAMBÉM: Richard Ríos acerta com Benfica e espera aval do Palmeiras
Se concretizada, a estreia da Série E deve acontecer em 2027. “Com certeza, teremos novidades para os próximos anos, não podemos falar para 2026, porque as regras já estão definidas, mas, para o calendário de 2027, teremos melhorias para a série de entrada do Campeonato Brasileiro”, disse Siqueira. A principio, a nova Série deve contar com 64 clubes, mas nada definitivo. “O que a gente tem certeza é que precisa dar uma sustentabilidade para os clubes tradicionais de Série D. Hoje, nessa formatação que temos, com 64 clubes, todos já entram na competição rebaixados”, esclareceu Siqueira.
De acordo com Siqueira, a reunião com a CBF irá acontecer as 11 horas, no próximo dia 29, e devem existir duas possibilidades: os 32 melhores garantiriam participação no ano seguinte, ou a criação da Série E. “Vamos tratar acerca da evolução da série de entrada, que hoje é a Série D, pra mudar um pouco a formatação, tentando incluir mais clubes”, acrescentou Siqueira.
Com a criação da Série E, a Série D passaria a ter 32 equipes. Futuramente, a Série E contaria com 20 clubes e teria o mesmo formato da terceira divisão.
O presidente do ASA, entende que a criação de uma nova série irá beneficiar as equipes tradicionais que perderam espaço, e consequentemente, ficaram sem calendário, como o Paraná. “Tem que ter sustentabilidade para aqueles clubes que fazem um esforço muito grande numa competição muito difícil como a Série D. E esses clubes, quando não têm um acesso, como é na formatação de hoje, eles também não têm garantido calendário para o ano seguinte, a não ser que estejam nas copas e nos regionais”, explicou Siqueira.
Siqueira relatou a boa relação com a nova diretoria da CBF, destacando ter sido “muito respeitosa”. Nossa relação, clubes da Série D, com a nova diretoria da CBF tem sido muito respeitosa, desde o primeiro momento, muito atenciosa, o presidente Samir (Xaud), os vice-presidentes da CBF. Inclusive, temos o convite da CBF para todos os clubes se fazerem presentes na sede da confederação no próximo dia 29″, completou Siqueira.