A principal torcida organizada do Lyon, a “Bad Gones”, publicou um comunicado oficial pedindo a saída de John Textor, proprietário da Eagle Football Holdings, após o rebaixamento do clube à segunda divisão da Ligue 1. O grupo de torcedores acusa Textor de má gestão e cobra mudanças imediatas na administração.
LEIA MAIS: Inter de Milão vence River Plate e enfrentará Fluminense nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes
“John Textor nunca foi e nunca será o homem certo para o cargo. Esse torcedor do Botafogo deve desaparecer do cenário do Lyon. Apelamos aos seus inúmeros credores para que assumam o controle e entreguem as chaves do clube a alguém que respeite nossa instituição”, diz trecho do manifesto.
A organizada ainda divulgou imagens de e-mails enviados a Textor com tentativas de diálogo, que, segundo eles, nunca foram respondidos. Por fim, a “Bad Gones” conclamou os demais torcedores a se mobilizarem e ajudarem o clube neste momento delicado.
O rebaixamento do Lyon foi determinado pela Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG), órgão responsável por fiscalizar as finanças dos clubes profissionais na França. A decisão, anunciada na última terça-feira (24), faz parte da análise financeira dos clubes para a temporada 2025/26.
Segundo a DNCG, o rebaixamento se deve à grave situação financeira do Lyon. O clube, no entanto, pode recorrer. Em nota oficial, a diretoria considerou a decisão “incompreensível” e confirmou que entrará com recurso imediatamente.
“O Lyon reconhece a decisão incompreensível proferida pela DNCG esta noite e confirma que recorrerá. Nos últimos meses, trabalhamos em estreita colaboração com o órgão, atendendo a todas as suas exigências, inclusive com investimentos de capital superiores aos solicitados”, afirmou o clube.
“Com capital comprovado e desempenho esportivo que garantiu vaga em competições europeias por dois anos consecutivos, sinceramente não compreendemos como uma decisão administrativa pode rebaixar um clube francês de tamanha importância”, completou o comunicado.