Na tarde desta segunda-feira (21), o ex-lateral direito Rafinha anunciou o fim da sua jornada como atleta profissional em uma participação na programação do SporTV. O ex-jogador possui uma carreira vitoriosa e passagens por grandes clubes, como o Bayern de Munique, Flamengo e São Paulo.
O adeus aos gramados
Após 22 anos jogando profissionalmente, Rafinha divulgou em suas redes sociais uma publicação de despedida agradecendo cada clube em que passou e exaltou os títulos que conquistou no decorrer da sua carreira:
“Chegou a hora de me edespedir oficialmente dos gramados, faço isso de coração tranquilo e cheiro de gratidão (…) Hoje encerro um ciclo como jogador. Mas o amor pelo futebol é eterno.”
Leia também: Garro evita falar de futuro e pede foco total no Corinthians
A carreira vitoriosa
Marcio Rafael Ferreira de Souza (Rafinha), iniciou sua jornada como jogador profissional em 2003 pelo Coritiba onde se destacou e chamou a atenção da Europa. Em 2005, o jovem lateral direito se transferiu para a Alemanha e se juntou ao elenco do Schalke 04, e nos azuis ele viveu a fase mais artilheira da sua carreira, com 11 gols marcados em quase 200 jogos disputados.
Após brilhar com as cores do Schalke, Rafinha teve uma breve passagem pelo Genoa da Itália onde atuou por uma temporada. Na temporada seguinte, o seu futebol chamou a atenção do Bayern de Munique, que realizou sua compra em 2011 e iniciou-se o período mais vitorioso da sua carreira. Foram 18 títulos conquistados com a camisa dos Bávaros em 8 temporadas.
Após 16 anos brilhando na Europa, Rafinha retornou ao futebol brasileiro em 2019 para jogar no Flamengo, onde ampliou sua coleção de troféus sendo bi-campeão brasileiro e campeão da Libertadores da América de 2019. Após quase duas temporadas de muito sucesso no Rio de Janeiro, o ex-lateral direito retornou para a Europa em uma breve passagem pelo Olympiakos da Grécia, onde levantou a taça do campeonato nacional.
Em 2021, o ex-lateral retornou para o Brasil, onde disputou uma temporada pelo Grêmio de Porto Alegre e se consagrou campeão gaúcho de 2021. Na temporada seguinte, assinou contrato com o São Paulo, clube que defendeu as cores até o fim de 2024, temporada em que herdou a faixa de capitão e ajudou o time a conquistar o seu primeiro título de Copa do Brasil.
Em 2025, já com 39 anos, Rafinha se transferiu para o Coritiba para a disputa do Campeonato Paranaense e rescindiu o seu contrato antes do inicio do Campeonato Brasileiro da Série B devido após um desentendimento com a diretoria do clube.
Títulos da Carreira
- 7x Campeão da Bundesliga (Bayern)
- 4x Campeão da Taça da Alemanha (Bayern)
- 4x Campeão da Supertaça da Alemanha (Bayern)
- 1x Campeão da Champions League (Bayern)
- 1x Campeão da Supercopa da UEFA
- 1X Campeão do Mundial de Clubes FIFA (Bayern)
- 1x Campeão da Grécia (Olympiakos)
- 2x Campeão Brasileiro (Flamengo)
- 1x Campeão da Libertadores (Flamengo)
- 1x Campeão da Recopa Sulamericana (Flamengo)
- 1x Campeão Carioca (Flamengo)
- 2x Supercampeão do Brasil (Flamengo e São Paulo)
- 1x Campeão da Copa do Brasil (São Paulo)
- 1x Campeão Gaúcho (Grêmio)