Próxima edição da Copa do Mundo de Clubes pode marcar início de novo formato

A Fifa estuda ampliar o número de participantes da Copa do Mundo de Clubes de 32 para 48 a partir de 2029, segundo o jornal The Guardian. A edição inaugural com 32 equipes começa neste sábado, nos Estados Unidos, com o confronto entre Inter Miami e Al Ahly. No entanto, a entidade já reconhece que o atual formato pode não ser suficiente para acomodar todos os campeões e grandes clubes do futebol mundial.

LEIA TAMBÉM: Porto e Benfica encaram a Copa do Mundo de Clubes como chance de redenção em meio a pressão e incertezas

Com o limite de dois clubes por país — com exceções para o Brasil (quatro vagas) e os Estados Unidos (três) —, importantes equipes europeias como Liverpool, Barcelona, Arsenal e Milan ficaram de fora da competição, apesar de seu destaque recente.

A ideia da Fifa é abrir um processo de diálogo com clubes e confederações após o torneio deste ano. A possível expansão segue a tendência das Copas do Mundo de seleções masculina (2026) e feminina (2031), que também passarão a contar com 48 seleções.

Em entrevista ao The Athletic, o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, afirmou que todas as possibilidades estão sendo avaliadas: “Acreditamos no futuro desta competição”.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *