O Pinheiros superou o Flamengo por 15 a 11, na tarde desta quarta-feira (28), em duelo válido pelo Brasil Open de Polo Aquático 2025, realizado no Clube Tuna Luso Brasileira, em Belém do Pará. A equipe paulista teve amplo domínio técnico nos dois primeiros quartos, enquanto o Rubro-Negro carioca cresceu na reta final e pressionou até os últimos minutos.Vale destacar que, após a expulsão do técnico Ives Alonso na rodada anterior, o comando pinheirense à beira da piscina ficou com Chiappini.
Leia também: Brasil Open de Polo Aquático 2025: Flamengo supera Sesi por 12 a 10
Primeiro Quarto
O Pinheiros começou a partida com força total. Bia Mantellato abriu o marcador, e logo depois, Sofia Souza, a touca 3, ampliou. Aproveitando falhas defensivas do Flamengo, Bernie marcou o terceiro. A entrada da goleira reserva no Rubro-Negro não surtiu efeito: Diana Abla arremessou de fora da área e fez o quarto. O Flamengo até tentou reagir, mas parou em grandes defesas de Sofia Lima, substituta de Thati Pregolini. No contra-ataque, Bernie voltou a balançar a rede e fechou o quarto inicial com autoridade.
Parcial do 1º quarto: Pinheiros 5 x 0 Flamengo
Segundo Quarto
Na volta à piscina, o Flamengo ensaiou uma reação, mas foi o Pinheiros quem marcou primeiro com Yasmin Ferraz. Na sequência, o Rubro-Negro teve um pênalti a favor e Rebeca converteu. Porém, o time paulista respondeu rápido: Sofia Souza chutou cruzado e fez o oitavo. Com tranquilidade para rodar a bola, o Pinheiros seguiu dominante e ampliou com Nicole. Mesmo assim, o Flamengo voltou a diminuir com Rebeca, que mostrou qualidade ofensiva. Kemelly Leão também deixou sua marca, anotando o terceiro carioca. Mas a reação foi freada por mais um gol de Bernie, que encobriu a goleira Larissa com categoria.
Rebeca Moreira ainda voltou a marcar para o Flamengo em chute de longa distância. Na sequência, duas jogadoras flamenguistas foram excluídas, deixando o Pinheiros com duas a mais na piscina — e Sofia Souza aproveitou o espaço para marcar. No fim do quarto, Samantha tentou diminuir, mas parou na goleira Sofia Lima. Em outra falha defensiva, Kemelly apareceu livre para marcar mais duas vezes e colocar o Flamengo novamente no jogo. Ao final da etapa, o clima quente deu lugar à forte chuva que caiu sobre o Clube Tuna Luso.
Parcial do 2º quarto: Pinheiros 6 (11) x (6) 6 Flamengo
Terceiro Quarto
O Flamengo voltou melhor e dominou os primeiros minutos do terceiro tempo. Contudo, o Pinheiros recuperou o controle da partida e passou a ditar o ritmo novamente. A terceira etapa rolou com ritmo intenso, porém por problemas de transmissão devido a forte chuva, a imagem foi cortada. Porém, a terceira etapa acabou 12 a 8 para o Pinheiros.
Parcial do 3º quarto: Pinheiros 1 (12) x (8) 2 Flamengo
Quarto Quarto
Na etapa final, Bia Mantellato marcou mais uma vez para o Pinheiros. O Flamengo reagiu com Carol Neves, que acertou um belo chute de longa distância. As cariocas seguiram pressionando, mas pararam na goleira Sofia Lima. Carol tentou novamente, mas foi bloqueada duas vezes. Na sequência, Samantha brilhou ao marcar duas vezes, reduzindo o placar para 14 a 11. Com pouco tempo no cronômetro, o técnico Antônio Canetti pediu tempo para organizar o ataque final, sonhando com o empate. No entanto, após a pausa, Sofia Souza deu números finais à partida com o 15º gol paulista.
Parcial do 4º quarto: Pinheiros 3 (15) x (11) 3 Flamengo
Ficha Técnica
Competição: Brasil Open de Polo Aquático 2025 – Fase de Grupos
Local: Clube Tuna Luso Brasileira, Belém (PA)
Data: 30 de maio de 2025
Horário: 18:00
Parciais:
- 1º Quarto: Pinheiros 5 x 0 Flamengo
- 2º Quarto: Pinheiros 6 (11) x (6) 6 Flamengo
- 3º Quarto: Pinheiros 1 (12) x (8) 2 Flamengo
- 4º Quarto: Pinheiros 3 (15) x (11) 3 Flamengo