Na manhã deste domingo (31), foi disputado o Grande Prêmio da Holanda, a 15ª etapa da temporada da Fórmula 1. Oscar Piastri conquistou sua sétima vitória em 2025, abrindo ainda mais vantagem sobre Lando Norris, que sequer terminou a prova. Max Verstappen terminou em segundo lugar e Isack Hadjar completou o pódio após uma corrida sensacional.
LEIA TAMBÉM: Botafogo brilha com golaços e atropela Bragantino no Nilton Santos
Largada e primeiras voltas
Logo na largada, Piastri defendeu bem a liderança, enquanto Norris perdeu a segunda posição para Verstappen, que quase saiu da pista na manobra. O holandês arriscou ao largar com pneus macios, estratégia diferente da maioria. Também na largada, Bortoleto enfrentou problemas com o carro e caiu de 13º para 19º. Algumas voltas mais tarde, os pneus de Verstappen começaram a se desgastar, e Norris recuperou a posição com uma ultrapassagem ousada pela parte de fora da pista.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Acidentes e safety cars
Na volta 24, Lewis Hamilton perdeu o controle na curva 3 e bateu no muro, provocando a entrada do safety car. A neutralização coincidiu com o início de uma breve chuva. Após a relargada, Carlos Sainz, que estava em 10º, despencou para o fim do grid. Mais tarde, Antonelli e Charles Leclerc se envolveram em um acidente no mesmo ponto da batida de Hamilton. O piloto monegasco levou a pior e abandonou, enquanto o jovem italiano conseguiu retornar, mas recebeu 10 segundos de punição por ser considerado o responsável pela colisão.
Destaques da corrida
Isack Hadjar foi um dos grandes nomes do dia. Largando em quarto, o argelino resistiu aos ataques de Ferrari e Mercedes e, após o último safety car e o abandono de Norris, garantiu um surpreendente terceiro lugar. A prova também marcou a melhor classificação da Haas na temporada: Ollie Bearman terminou em sexto e Esteban Ocon em décimo, ambos beneficiados pelas neutralizações. Vale ressaltar a boa corrida de Alex Albon, que ganhou mais de dez posições durante a prova e terminou com um inesperado P5
A disputa entre George Russell e Leclerc pela quinta posição também chamou atenção, embora tenha sido interrompida pelo acidente do monegasco.
Desfecho e campeonato
Na volta 65 o motor de Norris falhou com um vazamento de óleo e o piloto britânico teve que abandonar a prova. Com isso, Max Verstappen herdou a segunda posição e Hadjar entrou no top 3 da corrida. Piastri venceu sem dificuldades e se tornou mais líder do que nunca, dificultando a vida de Lando na disputa pelo campeonato mundial de pilotos. A classificação do Mundial de pilotos da Fórmula 1 em 2025, depois o GP da Holanda, coloca Oscar Piastri (McLaren) na liderança com 309 pontos, seguido por Lando Norris (McLaren) com 275 pontos, e Max Verstappen (Red Bull) em terceiro, com 205 pontos.