Dando sequência ao Brasil Open de Polo Aquático 2025, o Flamengo venceu o Paulistano por 12 a 10 em um confronto eletrizante no tradicional Clube Tuna Luso Brasileira, em Belém do Pará. Depois de sofrer no primeiro quarto com a força ofensiva dos paulistas, o time carioca reagiu com autoridade, virou o jogo e selou a vitória nos últimos segundos da partida.
LEIA TAMBÉM: Pinheiros estreia com vitória sobre a ABDA no Brasil Open de Polo Aquático 2025
Primeiro Quarto – Blitz do Paulistano
O Paulistano começou com tudo e não dando chances ao Flamengo de respirar no confronto. Aos 5 minutos, César Ventriglia (touca 4) abriu o placar. Um minuto depois, Marcelo Winter (touca 11) entrou em jogo e fez o segundo. Aos 3 minutos, Marcos Vinicius Pereira Pires (touca 9) marcou um golaço e ampliou: 3 a 0.

O Flamengo descontou com Fabiano Gomes (touca 6) convertendo um pênalti sofrido por Felipe Caçalarde após falta de Eduardo Oliveira: 3 a 1. Mas o Paulistano respondeu imediatamente com mais um golaço de Marcos Vinicius (touca 9): 4 a 1.
Parcial: Flamengo 1 x 4 Paulistano
Segundo Quarto – Reação Rubro-Negra
O Flamengo voltou para o segundo quarto disposto a reverter a situação da partida. E conseguiu. Felipe Caçalarde marcou primeiro (4 a 2). Logo depois, Marcos Radovic (touca 14) fez o terceiro (4 a 3). Nikolaos (touca 5) empatou com um golaço (4 a 4). Faltando 43 segundos, Alípio (touca 9) virou o placar: 5 a 4, aproveitando a vantagem numérica após expulsão do jogador do Paulistano.
Parcial do quarto: Flamengo 4 x 0 Paulistano
Placar geral: Flamengo 5 x 4 Paulistano
Terceiro Quarto – Equilíbrio e Estratégia
O terceiro quarto inteiro foi morno. O Paulistano deu boas pontas ao ataque, mas parava nas defesas do goleiro do Flamengo, mas quem abriu o placar foi o time carioca, indo a 6 a 4 com mais um gol de Nikolaos (touca 5) aos 6 minutos. O Paulistano respondeu com Marcos Vinicius (touca 9) de pênalti, após falta de Radovic em cima de César: 6 a 5. Mas o Flamengo voltou a marcar com Alípio (touca 9) a 40 segundos do fim: 7 a 5.
Parcial do quarto: Flamengo 2 x 1 Paulistano
Placar geral: Flamengo 7 x 5 Paulistano
Quarto Quarto – Virada consolidada e emoção até o fim
As emoções que faltaram no terceiro quarto, foram recompensadas neste quarto quarto. O Flamengo ampliou com Nikolaos (touca 5) (8 a 5) e Felipe Caçalarde (touca 4) (9 a 5). Mas o Paulistano reagiu com dois gols de Marcelo Winter (touca 11) (9 a 7). Caçalarde voltou a marcar (10 a 7), mas César (touca 4) descontou (10 a 8).

A um minuto do fim, Fabiano Gomes (touca 2) marcou (11 a 8). O Paulistano encostou com Gabriel Wulfhorst (touca 8) (11 a 9) e João Pedro Leme (touca 2) a 16 segundos (11 a 10). Mas Alípio (touca 9) sacramentou a vitória rubro-negra a 10 segundos do fim: 12 a 10.
Parcial do quarto: Flamengo 5 x 5 Paulistano
Placar final: Flamengo 12 x 10 Paulistano
Destaques da Partida
- Felipe Caçalarde (Flamengo) – Sofreu pênalti, marcou dois e liderou a reação.
- Nikolaos (Flamengo) – três gols e liderança técnica nas viradas.
- Marcos Vinicius (Paulistano) – três gols, dois deles golaços ainda no 1º quarto.
- Marcelo Winter (Paulistano) – dois gols importantes no 4º quarto.
- Alípio (Flamengo) – Decisivo com gols em momentos-chave, incluindo o último.
Ficha Técnica
Competição: Brasil Open de Polo Aquático 2025 – Fase de Grupos
Local: Clube Tuna Luso Brasileira, Belém (PA)
Data: 29 de maio de 2025
Horário: 11h00
Parciais:
- 1º Quarto: Flamengo 1 x 4 Paulistano
- 2º Quarto: Flamengo 4 (5) x (4) 0 Paulistano
- 3º Quarto: Flamengo 2 (7) x (5) 1 Paulistano
- 4º Quarto: Flamengo 5 (12) x (10) 5 Paulistano