Nesta quarta-feira (24), às 21h30, o Palmeiras recebe o River Plate, no Allianz Parque, pelo duelo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores. A partida terá transmissão da TV Globo, ESPN e Disney+.
Retrospecto do confronto:
Com o placar a favor, conquistado em Buenos Aires, o histórico também joga com o Verdão. Em oito confrontos, foram quatro vitórias alviverdes, duas argentinas e dois empates. No Brasil, os times se enfrentaram quatro vezes: duas vitórias para o Palmeiras, uma para o River e um empate.
Leia também: Jogadores do Atlético-MG são cobrados por integrantes de torcida organizada
Nos mata-matas da Libertadores, o retrospecto é 100% do Palestra. Em 1999, após derrota por 1 a 0 na Argentina, o time reverteu em casa com 3 a 0, gols de Alex (2) e Roque Júnior, garantindo vaga na final — que terminou com o título contra o Deportivo Cali, nos pênaltis. Já em 2020, vitória por 3 a 0 fora e classificação no agregado após derrota por 2 a 0 no Allianz, caminho que levou ao bicampeonato diante do Santos e ao histórico gol de Breno Lopes.
Como chega o Palmeiras:
O Verdão chega embalado pela goleada de 4 a 1 sobre o Fortaleza, mesmo atuando com reservas. Na Libertadores, a campanha é quase perfeita: seis vitórias na fase de grupos, classificação antecipada nas oitavas contra o Universitario e, até aqui, oito vitórias e um empate.
Desde a chegada de Abel Ferreira, o Palmeiras sempre esteve entre os protagonistas. Foram quatro semifinais consecutivas entre 2020 e 2023, com títulos em 2020 e 2021, e quedas em 2022, 2023 e 2024 — esta última, para o Botafogo, campeão da edição. No total, o técnico soma 61 jogos na Libertadores: 41 vitórias, 15 empates e apenas 5 derrotas, com 144 gols marcados e 43 sofridos.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Decisivo em casa, Abel já comandou 32 partidas eliminatórias ou finais no Allianz Parque, saindo com a vaga ou título em 24 delas. A dúvida para o jogo é o lateral-direito Khellven, que se recupera de trauma no pé e pode dar lugar a Giay.
A provável escalação do Palmeiras conta com: Weverton; Giay (Khellven), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Felipe Anderson e Andreas Pereira; Flaco López e Vitor Roque.
Como chega o River Plate:
Com a derrota em casa para o Palmeiras, o River perdeu seu retrospecto positivo na temporada pela Libertadores. No último fim de semana, pelo Campeonato Argentino, a equipe de Marcelo Gallardo também foi superada, desta vez por 2 a 0.
Para o jogo da volta, o treinador terá o retorno de Giuliano Galoppo, suspenso no duelo contra o Libertad (PAR), pelas oitavas. Já o atacante Sebastián Driussi, que deixou o campo com dores no Monumental, é dúvida e dificilmente estará à disposição.
Sendo assim, a provável escalação do River Plate conta com: Armani; Montiel, Rivero e Paulo Díaz; Portillo, Acuña, Enzo Pérez e Nacho Fernández; Castaño, Salas e Borja.