A grande final da Copa Libertadores acontece neste sábado (29) entre Palmeiras e Flamengo. A partida será realizada na capital do Peru, Lima, às 18h (horário de Brasília). As duas equipes tem três Libertadores cada, e o vencedor será o primeiro brasileiro a se tornar tetra da competição.
LEIA TAMBÉM: 2ª temporada de Percy Jackson ganha teaser trailer
Não será a primeira vez que as equipes se enfrentam em uma final pela glória eterna. Em 2021, a final do torneio foi entre os dois times, com o Palmeiras saindo campeão, por 2 a 1, com gols de Raphael Veiga e Deyverson pelo lado alviverde, e Gabigol pelo rubro-negro. O Palmeiras continua com Abel Ferreira no comando, enquanto Filipe Luís é o técnico do Flamengo; em 2021, Renato Gaúcho comandava o clube carioca. Além da Libertadores, ambos os clubes também disputam o Brasileirão, com o Flamengo líder e o Palmeiras vice, com 5 pontos atrás de desvantagem.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O Palmeiras se despediu de sua torcida no Allianz Parque no último sábado (22), em partida válida pelo brasileirão, contra o Fluminense, empatando por 0 a 0. Após isso, o clube viajou até Porto Alegre na terça (25), para enfrentar o Grêmio pelo mesmo campeonato. Neste jogo, Abel preferiu ir com o time reserva, priorizando a final de sábado, e perdeu por 3 a 2. Os atletas não voltaram para São Paulo, foram diretamente para Lima. O técnico Abel Ferreira declarou nesta quinta, que irá continuar comandando o Palmeiras na próxima temporada, destacando que decidiu continuar por sua família e pelo próprio Palmeiras:
“Quero dizer a vocês que minha palavra vale mais que uma assinatura. Não precisei assinar em janeiro ou dezembro para dizer que continuo”, afirmou. “Se eu fosse diferente, poderia ter saído há muito tempo do Palmeiras. Houve clubes que poderiam pagar 4 milhões de euros, 10 milhões de euros, e eu decidi ficar pelo Palmeiras e pela minha família.” declarou o treinador.
O currículo do treinador é bastante extenso no clube, tendo 2 Libertadores conquistadas (2020 e 2021); Dois Brasileiros (2022 e 2023); Uma Copa do Brasil (2020); Três Paulistas (2020, 2021 e 2024); Uma Supercopa (2023) e uma Recopa (2022). Se vencer novamente, se igualará a Osvaldo Zubeldía, como o segundo maior campeão da Libertadores, com 3 títulos. O treinador garante surpresas para o confronto decisivo: ”É uma final, o grosso nos conhecemos, mas será definido por detalhes, onde cada peça pode jogar. O treinador do Palmeiras gosta de jogadores que atuam em várias posições. A surpresa pode ser essa, a dinâmica dos jogadores. Amanhã, vocês saberão o que podemos fazer no contexto”.

Pelo lado Flamenguista, os últimos resultados vem sendo mais positivos, tendo maior favoritismo para a final. O último jogo no Maracanã foi contra o RB Bragantino, onde venceu por 3 a 0, durante a semana, empatou por 1 a 1 contra o Atlético-MG, perdendo a chance de já se consagrar campeão do torneio nacional. Antes de ir para o aeroporto, a torcida rubro-negra fez uma festa histórica, pintando as ruas de vermelho e preto, com pessoas subindo em cima do ônibus que levava a delegação, e até torcedores que conseguiram entrar dentro do veículo. O zagueiro Léo Pereira divulgou em seu Instagram, uma foto com os torcedores que entraram no ônibus.
O técnico Filipe Luís chegou ao comando do time principal a pouco mais de um ano. Antes, havia treinado o sub-17 e sub-20 do clube carioca. Com pouco tempo de experiência no cargo, já tem 4 títulos no time principal: Copa do Brasil, Taça Guanabara, Campeonato Carioca e Supercopa. Nas categorias de base, conquistou o Mundial com o sub-20, em pleno Maracanã. Filipe e o elenco chegaram em Lima por volta das 22h, de quarta-feira.

Prováveis Escalações
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco Lopez e Vitor Roque.
Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Everton Cebolinha e Bruno Henrique.
Ficha Técnica
Palmeiras e Flamengo pela Copa Libertadores 2025
Local: Lima, Peru. Estádio Monumental de Lima
Horário e Data: 18h (horário de Brasília), 29 de novembro, sábado.
Arbitragem: Darío Humberto Herrera (ARG); Assistentes: Cristian Gonzalo Navarro (ARG) e José Miguel Savorani (ARG); VAR: Héctor Alberto Paletta (ARG)
Transmissão: Globo (TV aberta); GE TV; ESPN; Disney+ e Paramount+









