O dilema da camisa 9: quem são os possíveis jogadores na mira de Ancelotti?

A camisa 9 tem uma história especial na Seleção Brasileira. Ela já foi vestida por grandes nomes do futebol mundial, como Ronaldo Fenômeno, Adriano Imperador e Gabriel Jesus, e esteve presente em momentos significativos.

LEIA TAMBÉM: Cade libera expansão das ligas e impõe pagamento a cinco gigantes da Libra

Porém, faltando menos de cinco meses para a Copa do Mundo 2026, o treinador Carlo Ancelotti ainda vive um dilema sobre quem vai ocupar essa posição no mundial. Nas suas últimas convocações, testou diferentes atletas, com características e estilos de jogo distintos.

Para o italiano finalmente concluir a sua decisão, a performance e os números dos jogadores sugeridos para a posição devem ser avaliados.

Confira essas e outras informações sobre os possíveis camisa 9 do Brasil:

João Pedro (Chelsea)

Foto: Divulgação/Chelsea

O brasileiro chegou ao Chelsea em 2024. Com o conhecimento do futebol inglês já avançado devido à sua passagem anterior pelo Brighton, João Pedro passou a apresentar boas performances e constância nos momentos em que era preciso.

Agora, em 2026, já são seis gols marcados e uma assistência anotada em 10 jogos. Além disso, o atacante ocupa a primeira posição do ranking de artilheiros da Premier League na temporada, com dez gols.

O atleta de 24 anos já esteve na Seleção Brasileira, quando convocado por Carlo Ancelotti para os amistosos contra o Senegal e a Tunísia. Seu nome passou a ter mais repercussão após a sua atuação no Mundial de Clubes, em 2025.

Endrick (Lyon)

Foto: Divulgação / Lyon

A joia do futebol brasileiro foi vendida ao Real Madrid, começando a atuar pela equipe em julho de 2024, quando completou 18 anos. No fim de 2025, foi emprestado ao Lyon, da França. Durante o período em que esteve na equipe espanhola, Endrick não teve oportunidades suficientes para mostrar a qualidade do seu futebol, que era apresentado com maestria no Brasil.

Mas, com a mudança de clube, o atleta teve uma virada de chave e aproveitou as chances das primeiras partidas pelo time para se firmar na equipe e no futebol francês. Em apenas seis partidas disputadas, já são cinco gols marcados e uma assistência dada.

Aos 19 anos, o jovem atacante já foi convocado para a Seleção Brasileira, e marcou 3 gols vestindo a amarelinha em 2024.

Matheus Cunha (Manchester United)

Foto: Divulgação/Manchester United

Aos 26 anos, o paraibano é um dos destaque da equipe pela qual atua. Desde o início do ano, em 8 jogos disputados, já marcou três gols e anotou uma assistência.

O jogador, que veste a camisa 10, não é um dos maiores goleadores da equipe, mas se sobressai devido à sua capacidade de atuar em diferentes posições no ataque e ter domínio de técnica dentro de campo.

O técnico Carlo Ancelotti procura um camisa 9 que não seja fixo na área, mas que se mova no comando do ataque da equipe.

Kaio Jorge (Cruzeiro)

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O jogador da Raposa também se torna uma opção para ocupar a posição de centroavante. Em 2025, finalizou o ano com 21 gols no Brasileirão, na primeira posição do ranking de artilharia.

Também foi importante em momentos de decisão para a equipe, dando uma assistência na final da Copa do Brasil em 2025. Neste ano, já são sete jogos disputados com a camisa celeste, com quatro gols marcados.

A sua constância é um dos fatores que podem chamar a atenção do técnico italiano.

Richarlison (Tottenham)

Foto: Justin Setterfield

A possível convocação de Richarlison para a Copa do Mundo pode ser questionada por muita gente. Depois do mundial de 2022, no qual marcou 3 gols, o atleta teve uma queda de rendimento significativa, principalmente devido a problemas psicológicos após a eliminação do Brasil.

No último ano, retornou com seu bom futebol, mesmo não vivendo a melhor fase de sua carreira. Nesta temporada da Premier League, já marcou sete gols e deu três assistências.

Uma motivação que pode fazer com que o atleta seja o escolhido para ocupar a posição de centroavante, é a sua experiência na Seleção Brasileira, uma vez que já representou o Brasil no mundial.

Autor

  • Livia Souza

    Estudante de jornalismo na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), com fortes interesses em cultura e esporte. Sempre muito comunicativa, procurando novos caminhos para me expressar e compartilhar conhecimento e informação.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *