Com 3 pontos a menos na classificação geral, Lando Norris, corre atrás dos pontos e lidera o primeiro treino da nona etapa da Fórmula 1. E o inglês tem companhia de Max Verstappen (1min14s085) e Lewis Hamilton (1min14s096), fechando o pódio da TL1. O GP da Espanha inicia nesta sexta-feira (30) e finaliza no domingo (1).
Leia também: Verstappen reconhece dificuldades da Red Bull e mira desempenho etapa a etapa
Iniciando as voltas, as maioria das construtoras optaram pelo pneus duros. Apenas Franco Colapinto e Lance Stroll com pneus médios. E com isso, Stroll já iniciou no topo, fazendo a segunda melhor volta. Charles Leclerc ficou na liderança.
Ryo Hirakawa e Victor Martins fizeram o TL1 no lugar de Esteban Ocon (Haas) e Alexander Albon (Williams) respectivamente.
Hirakawa, em sua primeira volta, já escapou da pista e foi para a brita, mas conseguiu retornar sem batidas. Enquanto isso, Norris pegava a liderança de volta mais rápida.
A troca por pneus macios foi a nova estratégia das construtoras, fazendo com que a liderança diversificasse e ficasse com: Charles Leclerc (1min14s248) e depois, com Max Verstappen (1min14s085). No minuto seguinte, Lando Norris fechou a ponta com 1min13s718, com o melhor tempo do dia.
Gabriel Bortoleto ficou em 16ª posição, já que ocilou bastante entre a 11ª e 19ª nesta sexta-feira.