Em noite inspirada de Neymar, o Santos derrotou o Flamengo por 1 a 0 na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 santista foi decisivo ao marcar seu primeiro gol na competição e garantir a segunda vitória consecutiva do Peixe, que agora começa a se afastar da zona de rebaixamento e ganhar fôlego na tabela.
Leia também: Renato Paiva é o novo técnico do Fortaleza
O resultado também colocou fim à sequência invicta do Flamengo no Brasileirão. O Rubro-Negro, até então líder isolado, estacionou nos 27 pontos e pode ser ultrapassado ao fim da rodada.
Neymar decide
Foi um jogo de resistência e talento. Durante boa parte dos 90 minutos, o Flamengo manteve o controle das ações, com posse de bola e presença ofensiva, mas parou nas boas defesas de Gabriel Brazão. O Santos, por sua vez, apostou na solidez defensiva e na genialidade de Neymar.
Aos 38 minutos do segundo tempo, ele chamou a responsabilidade. Recebeu na área, aplicou dois dribles curtos característicos e finalizou cruzado, no canto de Rossi. Um golaço, no estilo que consagrou o camisa 10 pelo mundo. Foi o suficiente para levar a torcida à loucura e selar o triunfo santista.
Como foi o jogo
No primeiro tempo, o Flamengo teve mais posse e tentava furar o bloqueio santista pelas pontas, com Bruno Henrique e Luiz Araújo. Mas quem quase abriu o placar logo no início foi o Santos, com Barreal. Deivid Washington também assustou, obrigando Rossi a fazer boa defesa.

A etapa final seguiu o mesmo roteiro. O Flamengo pressionou, teve chances com Plata e De La Cruz em bolas paradas, mas parou em Brazão, um dos melhores em campo. O Santos, mais contido, esperava um lampejo — e ele veio com Neymar.
Classificação
Com o resultado, o Santos sobe para 14 pontos, ganha moral e respira na luta contra a parte de baixo da tabela. Já o Flamengo, apesar de ainda estar no topo, sente o baque da derrota e vê sua liderança ameaçada por Cruzeiro e RB Bragantino.
Próximos compromissos
O Santos volta a campo no sábado, às 18h30, contra o Mirassol, no estádio Maião. Já o Flamengo encara o clássico carioca contra o Fluminense, no domingo, às 19h30, no Maracanã — confronto decisivo na briga pela ponta do campeonato.
Destaques do jogo:
- Gol: Neymar (38′ do 2º tempo)
- Melhor em campo: Gabriel Brazão
- Craque: Neymar, com dribles curtos, decisão e frieza no lance do gol
- Fim da invencibilidade: O Flamengo não perdia havia 10 rodadas