José Mourinho fez elogios a Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante entrevista nesta segunda-feira, destacando a longevidade e a consistência do treinador. Questionado sobre se se sente uma referência para os portugueses no futebol brasileiro, Mourinho foi enfático:
LEIA TAMBÉM: Lukaku sofre grave lesão na coxa e pode desfalcar Napoli até 2026
“Não sinto. Obviamente, vejo com enorme satisfação o que eles estão fazendo no Brasil. Acho que o Abel é, sem dúvida, a grande referência”, afirmou, em entrevista ao canal SportyNet, explicando a razão de seu elogio.
Mourinho destacou que os títulos de Abel vão além das conquistas individuais:
“Não é só pelo que ele ganhou – outros também ganharam, como Arthur Jorge, que venceu a Libertadores. Mas o Abel conquista Libertadores, Brasileirão e permanece no clube por anos a fio: um, dois, três, quatro, cinco anos…”.
Atualmente, Abel Ferreira é o treinador com mais títulos na história do Palmeiras, empatado com Oswaldo Brandão, com dez taças cada. Mourinho elogiou ainda a capacidade do treinador de se manter firme mesmo após o sucesso:
“Ele faz algo difícil, que muitos técnicos não conseguem: depois de vencer muito, o natural seria sair. Mas ele continua, em um clube que oferece condições fantásticas, com boa relação com a presidente, mesmo vendendo jogadores e reconstruindo equipes. Tem sido uma carreira brilhante”, concluiu.
Curiosamente, Abel Ferreira também já citou Mourinho como inspiração. Em 2021, ao comentar o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG que classificou o Palmeiras para a final da Libertadores, afirmou:
“Essa calma e inteligência eu me inspirei em Manchester United x Porto. Foi isso que disse aos meus jogadores: temos que fazer um gol, e vamos fazer”.
As palavras de Mourinho refletem também a longevidade de Abel no comando do Palmeiras. Chegou ao clube no fim de 2020, durante a pandemia, renovou contratos ao longo dos anos e trouxe a família – esposa e duas filhas –, fator importante para sua permanência. Atualmente, Abel tem contrato até o fim de 2025 e uma proposta para renovação até 2027.









