Pela primeira vez na história, uma mulher será eleita vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No domingo (25), a chapa única de Samir Xaud estará oficialmente no comando da entidade. E Michelle Ramalho assumirá como vice-presidente. A chapa do Samir leva o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.
LEIA TAMBÉM: De la Cruz tem lesão confirmada no joelho esquerdo e vira desfalque no Flamengo
Michelle Ramalho é, hoje, a única presidente entre os 27 mandatários das federações estaduais que fazem parte da CBF. Além de líder da Federação Paraibana de Futebol (FPF) desde 2018, Ramalho também é advogada e administradora de empresas.
Além da FPF, Michelle é Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integra o Conselho Consultivo da CBF. Em 2022, ela foi representante do Brasil no Congresso da Fifa, no Catar.
Na prática, Michelle Ramalho poderá continuar exercendo a presidência da Federação Paraibana de Futebol (FPF) mesmo após assumir a vice-presidência da CBF. Isso porque, conforme determina o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol, presidentes de federações estaduais têm permissão para acumular funções na diretoria da entidade nacional por um período máximo de 180 dias. Assim, ela poderá conciliar os dois cargos por até seis meses.
Com sua chegada à vice-presidência da CBF, terá como principal bandeira de seu mandato o fortalecimento do futebol feminino – algo que já conquistou na Paraíba, quando chegou a organizar um estadual com 10 clubes, sendo um dos maiores do país.