O Corinthians vai embolsar uma quantia milionária mesmo sem colocar o jogador em campo pelo time principal. Trata-se do atacante Gabriel Strefezza, de 28 anos, que foi negociado do Como, da Itália, para o Olympiacos, da Grécia, em uma transferência avaliada em 8 milhões de euros — cerca de R$ 51,4 milhões na cotação atual.
Leia mais: Botafogo faz proposta para contratação de Rafa Mir, do Sevilla
Como clube formador do atleta, o Timão terá direito a 2,5% do valor da negociação, o que garante aos cofres alvinegros um repasse de aproximadamente R$ 1,2 milhão. O montante será pago graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que prevê a redistribuição de até 5% das transferências internacionais entre os clubes responsáveis pelo desenvolvimento do jogador entre os 12 e os 23 anos de idade.
Gabriel Strefezza, conhecido como “Espeto” nas categorias de base do Corinthians, integrou uma geração promissora do clube, ao lado de nomes como Guilherme Arana, Malcom e Maycon. Durante sua formação no Parque São Jorge, atuou tanto na lateral direita quanto no meio-campo.
Apesar de nunca ter vestido a camisa do profissional, o atleta construiu sua carreira no futebol europeu. Com cidadania italiana, ele estreou no continente pelo SPAL e também passou por Juve Stabia, Cremonese, Lecce e Como, todos da Itália.
Agora, com a ida ao futebol grego, o Corinthians colhe os frutos de seu trabalho de base, reafirmando a importância do investimento na formação de jovens talentos.