A partir desta quinta-feira (2), a bola vai rolar em Buenos Aires para mais uma edição da Copa Libertadores Feminina, que chega em 2025 com novidades, estádios definidos e a presença de três representantes brasileiros. Corinthians, Ferroviária e São Paulo buscam levar novamente o Brasil ao topo do futebol sul-americano de clubes.
A competição acontece entre os dias 2 e 18 de outubro, reunindo 16 times divididos em quatro grupos. Todas as partidas serão disputadas em duas sedes: o Estádio Nuevo Francisco Urbano, casa do Deportivo Morón, e o Estádio Florencio Sola, do Banfield.
Leia mais: Fortaleza e São Paulo se enfrentam pela 26ª rodada do Brasileirão; saiba tudo sobre a partida
VAR em todas as partidas pela primeira vez
Um dos grandes marcos desta edição será o uso do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, algo inédito na história da Libertadores Feminina. Até 2024, o recurso era utilizado apenas nas fases decisivas. Agora, a Conmebol amplia a tecnologia para dar mais segurança às jogadoras e arbitragem.
Os grupos da Libertadores Feminina 2025
Após o sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, os grupos ficaram assim:
- Grupo A
- Corinthians (BRA)
- Independiente del Valle (EQU)
- Always Ready (BOL)
- Santa Fé (COL)
- Grupo B
- Boca Juniors (ARG)
- Alianza Lima (PER)
- Adiffem (VEN)
- Ferroviária (BRA)
- Grupo C
- São Paulo (BRA)
- San Lorenzo (ARG)
- Colo-Colo (CHI)
- Olimpia (PAR)
- Grupo D
- Deportivo Cali (COL)
- Libertad (PAR)
- Nacional (URU)
- Universidad (CHI)
Força brasileira
O Brasil é o país mais vitorioso da história da competição. São 13 títulos em 16 edições disputadas. Corinthians, maior campeão, já levantou cinco troféus (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024). Além dele, Santos (2009 e 2010), São José (2011, 2013 e 2014), Ferroviária (2015 e 2020) e Palmeiras (2022) também já conquistaram a taça.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Nesta temporada, o Corinthians defende o título e vai em busca do hexacampeonato, enquanto o São Paulo disputa a Libertadores pela primeira vez. Já a Ferroviária chega sonhando com o tricampeonato.
Formato da competição
As equipes jogam em turno único dentro de seus grupos, com os dois primeiros de cada chave avançando para as quartas de final. Em caso de empate no mata-mata, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação.
Expectativa
Com sedes fixas, estrutura reforçada e a novidade do VAR, a Libertadores Feminina 2025 surge como a mais organizada até aqui. A esperança é de que as condições em Buenos Aires superem os problemas vistos no Paraguai no ano passado, quando as atletas enfrentaram gramados ruins e deslocamentos desgastantes.









