LA28 divulga regras de classificação para os Jogos Olímpicos

A comissão organizadora das Olímpiadas de 2028 divulgou as regras para o sistema de classificação dos 26 esportes da competição.

O sistema garante que os atletas terão pelo menos duas oportunidades de qualificação,  focando em eventos continentais, campeonatos mundiais e rankings olímpicos de cada federação internacional. Além disso os Comitês Olímpicos de cada país, no nosso caso o COB, possuem autoridade exclusiva sobre a escolha dos atletas que irão compor a delegação.  

De acordo com a decisão da comissão, os critérios são:

A primeira chance de classificação n os Campeonatos Continentais que darão vagas para campeões ou melhores colocados;

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

A segunda chance serão os Campeonatos Mundiais com as vagas sendo distribuídas entre os melhores atletas que ainda não estão classificados;

E a terceira chance é via Ranking Olímpico sendo o resultado da pontuação acumulada durante o ciclo olímpico que fecha alguns meses antes dos jogos começarem em 2028.

Por exemplo: No vôlei as classificações começarão com os campeonatos continentais em 2026, haverá o Campeonato Mundial em 2027 e o Ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), esse último encerrando em 11 de junho para as seleções masculinas e 18 de junho para as seleções femininas logo após o fim do mundial, a Liga das Nações – VNL, no ranking a FIVB dará prioridade para continentes que ainda não tiverem uma equipe classificada e, haverá três vagas por gênero que serão distribuídas entre os melhores países da VNL, dentre aqueles que ainda não possuírem uma vaga (antes da definição via ranking).

No caso do Brasil, ambas as seleções irão trilhar o mesmo caminho, e no momento nenhuma possui vaga garantida. Mas, a fim de curiosidade, a seleção feminina ocupa o segundo lugar no ranking mundial ficando atrás apenas da Itália e, a seleção masculina ocupa a terceira posição estando atrás de Polônia e Itália; essas classificações foram geradas logo após o fim da VNL 2025.

Vale lembrar que o Brasil fez a final contra a Itália no naipe feminino, ficando em segundo lugar. Já no naipe masculino, o Brasil caiu para a Polônia nas semifinais e, superou a Eslovênia garantindo o terceiro lugar da competição.

Uma decisão que chama a atenção da comissão organizadora dos Jogos de 2028, é a igualdade de gênero nas modalidades coletivas, a maioria dos esportes terá a mesma quantidades de equipes tanto na competição masculina quanto na feminina, como o polo aquático que terá 12 equipes por naipe. O futebol será uma exceção já que terá uma inversão de quantidade, onde 12 equipes jogarão o torneio masculino e, 16 no torneio feminino. Essa decisão reflete um compromisso do COI com a igualdade de gênero, com o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo e justo para atletas femininas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *