O Brasil viu nesta terça-feira (27), João Fonseca, de apenas 18 anos, se tornando o jogador mais jovem a vencer uma partida em Roland Garros desde Carlos Alcaraz, em 2021. Em sua estreia no torneio profissional parisiense, o carioca superou com autoridade o polonês Hubert Hurkacz por 3 sets a 0 (parciais de 6/2, 6/4 e 6/2) e garantiu vaga na segunda rodada.
LEIA TAMBÉM: Rafael Tolói deixa a Atalanta após 10 anos e fica livre no mercado
Com 18 anos e 9 meses, Fonseca alcança um feito que o coloca ao lado de nomes promissores do tênis mundial. Três anos atrás, Alcaraz venceu seu primeiro jogo no Grand Slam francês aos 18 anos e 26 dias.
Hurkacz, número 28 do mundo e ex-top 10, chegou embalado após ser vice-campeão do ATP 250 de Genebra, perdendo apenas para Novak Djokovic. Mas foi atropelado pelo ritmo agressivo e a confiança do brasileiro, que comandou a partida.
Esta é apenas a segunda vitória de Fonseca em torneios de Grand Slam. A primeira veio em janeiro, no Australian Open, contra Andrey Rublev, então número 9 do ranking. De lá para cá, o brasileiro conquistou seu primeiro título de ATP em Buenos Aires e hoje ocupa a 65ª posição no ranking mundial.
Na segunda rodada de Roland Garros, ele terá pela frente o francês Pierre-Hugues Herbert, de 33 anos e atual número 147 do mundo. A missão é seguir escrevendo história.
Com as eliminações precoces de Bia Haddad e Thiago Monteiro, Fonseca é agora o único brasileiro vivo na chave de simples.